A Prefeitura de Maringá investe em ações que relacionam governança e sustentabilidade. Um dos projetos lançados na gestão Ulisses Maia é o ′Selo Ipê′, que está em sua segunda edição e teve 18 inscritos na categoria Empresarial. As empresas vencedoras receberão o selo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) em solenidade na próxima quinta-feira, 8, às 17h30, no Teatro Calil Haddad.
“O Selo Ipê estimula o setor privado da cidade para a implantação de ações que favoreçam o meio ambiente e promovam a consciência ambiental. O selo reconhece o valor de empresas engajadas em causas sociais e ambientais”, considera a diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca.
O ′Selo Ipê′ visa impulsionar a sustentabilidade, a economia e a qualidade de vida, destacando as melhores práticas sociais e ambientais, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto já rendeu dois prêmios à Prefeitura de Maringá: o Prêmio Gestor 2022, em Curitiba, e o Selo Ouro, da Certificação ODS da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
Em maio, a gestão municipal entregou o Selo Ipê Empresarial para 12 empresas. O projeto segue agora com nova oportunidade na categoria Empresarial, com quatro níveis - aspiracional, bronze, prata e ouro - e cinco parâmetros: água, energia, social, ambiental, resíduos e materiais. O selo tem validade de um ano e poderá ser renovado.
A empresa contemplada com o Selo Ipê Empresarial no dia 8 de dezembro receberá um midia kit com materiais para usar na divulgação, mostrando que ela tem conceitos e referências sustentáveis, o que colabora no desenvolvimento e oportunidades de novos negócios.
(Texto: Andye Iore. Foto: Mileny Melo/PMM)