A Prefeitura de Maringá ganhou mais um importante reconhecimento nacional. A cidade ficou em 4º lugar no Smart Gov Brasil, ranking elaborado pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti). O prêmio foi na categoria de municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes, que têm ações e projetos de Tecnologia da Informação (TI) em prática na gestão. A inscrição ocorreu em 17 de novembro e o resultado foi anunciado nesta quarta-feira, 30, em evento em São Paulo.
O ranking da Anciti reconhece os órgãos e prefeituras de todo o Brasil que têm bons resultados em TI. “Este reconhecimento é resultado dos nossos investimentos em tecnologia. Maringá trabalha para ser um polo tecnológico e já temos diversas ações avançadas para isso”, comenta o prefeito Ulisses Maia, destacando a criação da Agência Maringá de Inovação e Tecnologia (Amtech).
Entre as ações da gestão municipal que colocam Maringá em destaque estão: fomento e apoio a empresas do setor, inclusão digital, infraestrutura, serviços online para os contribuintes, governança, planejamento, entre outros aspectos tecnológicos que estão em prática por toda a cidade.
“Esse é o primeiro ano da Amtech. Mesmo assim, já pudemos estabelecer parcerias e conhecer projetos que farão Maringá avançar, ainda mais, na direção da smart city que planejamos ser”, explica o secretário da Amtech, Edney Mossambani. “As ações e projetos realizados e os resultados conquistados até agora, indicam que em 2023 estaremos melhores que em 2022”, acrescenta.
Outro projeto que está em andamento e vai impulsionar Maringá como smart city é o edital do Proof of Concept (PoC), primeiro passo para disponibilizar wi-fi grátis por toda a cidade. Maringá já tem 11 locais públicos mapeados para wi-fi gratuito.
(Texto: Andye Iore. Foto: Thiago Louzada/PMM)