Offline

Laranja Mecânica de Arapongas tem o seu nome em homenagem a Holanda de 1974
Futebol
Publicado em 08/12/2022

A Copa do Mundo 2022 do Qatar já está rolando e, com jogos muito disputados, esse tipo de evento atrai muitos telespectadores. Segundo a Kantar Ibope Media, a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão da copa do mundo em tv aberta no Brasil, durante a transmissão da vitória da seleção brasileira por 2 a 0 sobre a Sérvia, na estreia da copa do mundo, teve 50,8 pontos em média de audiência nacional e 77,3% de Share (SHR), que representa a porcentagem de televisores ligados durante o evento.

Além de muita visibilidade para as seleções e para os jogadores, que em alguns casos chegam até a serem homenageados, tendo o seu nome registrado em filhos de fãs, como fez Lucas Nascimento, que em 2022 teve o seu segundo filho e o registrou com o nome de Kevin De Bruyne, em homenagem ao meia da seleção da Bélgica e do Manchester City.

No entanto, as homenagens vão além de nomes de filhos. O clube araponguense, Esporte Clube Laranja Mecânica Arapongas, também foi uma homenagem a grande seleção Holandesa que disputou a Copa do Mundo de 1974 na Alemanha Ocidental. A seleção recebeu esse apelido por conta do grande futebol que apresentou durante a competição, encantando o mundo pelo seu jeito irreverente de jogar e o seu famoso carrossel holandês.

“O EC Laranja Mecânica Arapongas tem o seu nome em referência a seleção holandesa de 74 e 78, equipes essas, que jogaram a final da Copa do Mundo nos dois anos. Nas duas finais estava o pai de um dos sócios do time araponguense, o Wim Jansen. Essa seleção tinha um futebol diferente, com pressão na frente, pressão alta, usando mais a linha de impedimento, jogando com mais brilho e o Laranja Mecânica no Brasil tem muito isso como referência” explica Marco Plomp, sócio proprietário do EC Laranja Mecânica Arapongas.

Alguns clubes no mundo se inspiram até hoje no estilo de jogo daquela seleção, como Ajax, Barcelona, Manchester City e o EC Laranja Mecânica Arapongas. “A nossa camisa é laranja e tentamos trabalhar através de um modelo de formação onde o individual é mais importante do que o coletivo, e isso se refere a metodologia” finaliza Marco.

Ex-atletas do EC Laranja Mecânica Arapongas são comandados por treinadores que vestiram a camisa da seleção Holandesa

Os atletas Diego Gustavo e Igor Daniel já estão na Europa há alguns meses atuando por equipes da Bélgica e da Holanda e os dois possuem uma particularidade, ambos são treinados por ex-atletas que vestiram a camisa da seleção holandesa.

Diego de 18 anos está jogando no FC Volendam, equipe da primeira divisão do campeonato Holandês. Atualmente ele está integrado à equipe sub-23 mas muitas vezes treinando com o time profissional que é comandado por Wim Jonk, ex-jogador que representou a seleção holandesa em 1994 e 1998.

Já Igor Daniel, de também 18 anos, atualmente veste a camisa do Royal Antwerp da Bélgica. O atleta é comandado por Van Bommel, ex-meio campista que jogou pelo PSV, Milan, Bayern Munique e Barcelona. Van Bommel representou a seleção holandesa na copa do mundo de 2010, jogando a final da competição contra a Espanha. Com a parada do campeonato belga por conta da Copa do Mundo do Qatar, Igor está com o time principal do Antwerp participando de um período de treinamento em Dubai, nos Emirados Árabes.

Como uma das grandes seleções da história do futebol, a Holanda já está classificada para as quartas de final da Copa do Mundo de 2022 e vai enfrentar a Argentina na próxima sexta-feira, 9, às 16h.

(Assessoria)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!