A comunidade da região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Morangueira, no Jardim Alvorada, recebeu no sábado, 10, mais uma edição do ′Espaço Saúde′ e do programa ′Moeda Verde′. Com as iniciativas, o município facilitou o acesso da comunidade a diversos serviços de saúde como exames, atendimento bucal e vacinação. Além disso, 140 kg de hortifrutis foram distribuídos com o recolhimento de 220 kg de materiais recicláveis 52 litros de óleo de cozinha usado.
Os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) também visitaram as casas para orientar os moradores sobre a importância do descarte correto de materiais recicláveis e da limpeza de quintais para combater o mosquito da dengue. O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destacou que a atividade, realizada de forma conjunta entre as secretarias de Saúde e Limpeza Urbana, é fundamental para a qualidade de vida da comunidade.
“Além de promover o acesso aos atendimentos e exames, precisamos conscientizar sobre o descarte correto dos resíduos. Essa é também uma questão de saúde, já que o lixo, ao ser descartado de forma incorreta, pode ser agente causador de doenças como a dengue”, afirmou o secretário de Saúde.
Além do ′Moeda Verde′, os moradores da região foram atendidos com a coleta do exame preventivo de colo de útero, distribuição de autotestes de HIV, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, avaliação odontológica, vacinação e outros serviços.
Moradora da Vila Santo Antônio, Heloiza Venancio, de 37 anos, aproveitou a ação para realizar a troca dos materiais recicláveis que tinha em casa e completar o esquema vacinal com a 4ª dose da vacina contra a Covid-19. “Essa iniciativa é muito importante para as pessoas que, assim como eu, trabalham durante a semana e não tem tempo de vir até a UBS. É uma ação que facilita o acesso a diferentes serviços”, afirmou.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)