Mais de 40 autoridades voluntárias aderiram ao projeto ′Construindo Cidadania′, lançado na última sexta-feira, 9, pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc). Entre as autoridades estão gestores municipais, juízes, promotores, delegados, sociedade civil organizada, instituições de ensino e alunos da rede estadual, academias e profissionais que atuam na justiça restaurativa, além do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O projeto tem como objetivo disseminar o conhecimento quanto aos direitos fundamentais e sociais de jovens e adolescentes e estimular práticas de cidadania por meio da transmissão de informações jurídicas.
O ′Construindo Cidadania′ terá como base três frentes de trabalho, sendo elas ′Cidadania em Debate′, ′Cidadania nas Escolas′ e ′Se liga 16, se manca 17′. As duas primeiras focam na promoção de debates, que acontecerão em espaços públicos e instituições de ensino, além da realização de seminários e bate-papos relacionados aos direitos e deveres dos jovens.
A terceira frente do projeto será realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). O ′Se liga 16, se manca 17′ visa conscientizar os jovens de 16 anos sobre a importância de tirar o título de eleitor e contribuir desde cedo com o exercício da cidadania, por meio do voto. A Sejuc, junto ao TRE-PR, criará uma agenda de visitas nas escolas.
“O objetivo é promover a cidadania e toda forma de direito. A partir do ′Construindo Cidadania′, poderemos alcançar mais jovens nas escolas e nas comunidades, e mostrar para eles a importância da participação nas atividades públicas e na democracia para a construção da sociedade”, afirma o secretário de juventude, Emmanuel Predestin.
Também haverá palestras com as temáticas de combate a todos os tipos de preconceito, além da promoção de um ambiente pacificador nas escolas estaduais. As ações do projeto irão perdurar durante todo o ano de 2023, com apresentações do ′Construindo Cidadania′ nas instituições públicas e privadas, cronograma de palestras junto às unidades de ensino e demais entidades, apresentações dos resultados alcançados, entre outros.
(Texto: Gabriela Cadamuro. Foto: Rafael Macri/PMM)