Mais de 200 cadeiras de rodas novas e embaladas foram entregues aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pela Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR) na quinta-feira, 19. Ao entrarem no galpão para receber os equipamentos, sorrisos se abriram e a emoção tomou conta. As cadeiras de rodas foram entregues pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, e contribuem para garantir a continuidade dos atendimentos realizados pela ANPR. Outras 120 cadeiras serão entregues ainda neste ano.
Roseli Marcolino da Vitória é mãe da Thais Pacheco Gonçalves, de 30 anos, atendida pela ANPR. Junto à filha, Roseli foi buscar a tão sonhada cadeira, que irá contribuir em muitos aspectos. “Estávamos com uma cadeira antiga, mas ela teve um problema e acabamos ficando sem. Fiz o pedido e, finalmente, no tempo certo, a nova cadeira chegou. Agora a locomoção da Thais fica mais fácil, já que precisamos ir ao médico, escola, posto de saúde, e demais lugares. Uma boa cadeira é tudo”, finaliza.
Na cerimônia, Rafael Augusto de Lima, de 40 anos, representou os pacientes da ANPR na cerimônia de entrega das cadeiras. “Minha outra cadeira era emprestada e agora esta é minha. Uma boa cadeira é muito importante para minha locomoção, principalmente porque preciso vir sempre na ANPR e ir ao médico, então é mais do que necessário. A antiga era um pouco menor e essa é ideal e confortável”, reforça.
As 320 cadeiras solicitadas pelo município somam um investimento de R$ 147 mil, e estão divididas entre cadeiras de rodas infantil, adulto, para banho e para tetraplégico. Elas serão entregues para pacientes com deficiência motora permanente ou transitória atendidos na ANPR - incluindo pacientes com deficiência física, sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), acidentes, má formação, entre outros.
“O que acontece hoje é muito importante e eu me sinto muito feliz de realizar esta parte da entrega. Aqui constam cadeiras que serão entregues aos pacientes de Maringá e região, de acordo com o contrato emergencial que assinamos junto a ANPR, na resolução do problema relativo à defasagem do valor pago pelo SUS pelas cadeiras e demais procedimentos realizados pela associação. Com esta entrega, contribuímos com a ANPR para fazer com que este local de muita competência e importância continue em funcionamento”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
O presidente da ANPR, Ademir de Morais, agradeceu a entrega. “Só quem usa as cadeiras de rodas sabe o que representa este momento e nós sabemos que isso se deve aos esforços da Prefeitura, do poder público municipal, que está em ação para que tudo aconteça como deve acontecer, atendendo a comunidade no geral com qualidade. Então fica aqui minha gratidão”, finalizou.
Em novembro de 2022, após a ANPR não participar do credenciamento para prestação de serviços no município em decorrência da defasagem dos valores repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) - que é de responsabilidade o Ministério da Saúde -, a Prefeitura de Maringá, junto aos municípios ligados à Associação de Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Ministério Público e 15ª Regional de Saúde, agiu para apoiar e garantir o atendimento da população na ANPR. A entidade foi fundada em julho de 1963 e, em meados de 2002, iniciou a parceria com o SUS para atendimento integrado ao município.
(Texto: Gabriela Cadamuro. Foto: Rafael Macri/PMM)