Com o período chuvoso, a Prefeitura de Maringá intensificou neste início do ano as ações de prevenção e combate à dengue na cidade. No sábado, 21, equipes da Secretaria de Saúde realizaram vistorias em residências no Jardim América, na região próxima à Avenida das Indústrias. De forma conjunta, a Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) atuou na força-tarefa e recolheu 21 toneladas de materiais em três pontos no Jardim Atlanta, dos quais dois são fundos de vale.
As áreas no Jardim Atlanta, que recebem limpeza regularmente, são locais onde há incidência de descarte irregular de lixo. O secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, explica que o município monitora cerca de 60 pontos de descarte irregular. Ele destaca a importância das ações conjuntas para o combate à dengue.
“Os materiais descartados de forma irregular são criadouros do mosquito da dengue. Dessa forma, o trabalho das equipes da Saúde é fundamental para sensibilizar a comunidade sobre a importância do descarte correto e dos serviços disponibilizados pelo município como a coleta seletiva e a central para recolhimento de inservíveis”, afirma o secretário de Limpeza Urbana.
No sábado, 21, os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) percorreram áreas com maior incidência de casos e focos encontrados durante inspeções no Jardim América. O objetivo da mobilização foi recuperar imóveis que estavam fechados durante a semana.
A atividade, que envolve as secretarias de Saúde, Limpeza Urbana e Fazenda, acontecerá aos sábados, entre os meses de janeiro e fevereiro, conforme portaria 10/2023. No próximo sábado, 28, a ação ocorrerá no Jardim Alvorada III. “Estamos intensificando nossas ações de combate ao mosquito da dengue para garantir maior cobertura e, dessa forma, que mais pessoas possam ser orientadas sobre os cuidados”, destaca o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Andye Iore/PMM)