A Prefeitura de Maringá desenvolve ações para impulsionar o crescimento da cidade, sempre com foco no desenvolvimento social e sustentável. Com diversas iniciativas para garantir agilidade aos serviços prestados, a Secretaria de Urbanismo e Habitação (Seurbh), licenciou 2.245.317,87 m² em 2022, o que representa aumento de 10% em relação ao ano passado. Além disso, foram assinados contratos para 2.169 apartamentos em 11 empreendimentos das Zonas Especiais para Habitação de Interesse Social (ProZEIS).
O secretário de Urbanismo e Habitação, Estevão Palmieri, destaca que os processos para garantia de agilidade aos serviços têm colocado Maringá como referência. Em Maringá, o alvará é liberado em torno de dez dias e o Habite-se em torno de 15 dias, em média. Anteriormente, os procedimentos levavam mais de um mês para ficarem prontos. Apenas no ano passado, foram emitidos 2.245 alvarás.
“Os números são reflexos das melhorias dos processos, o que impulsiona o crescimento e a economia da cidade. No entanto, nossa atuação é voltada para o desenvolvimento social. Nesse aspecto, trabalhamos com a implantação de projetos que atendem as políticas públicas habitacionais e com a entrega de moradias para a população”, diz o secretário.
Dos mais de 2.169 apartamentos que tiveram os contratos assinados, 800 já foram negociados e o restante está em negociação pelos empreendedores. Com recursos próprios, a Prefeitura de Maringá também realizou a entrega de 22 casas populares no ano passado e iniciou a construção de outras 20, o que totaliza 42 moradias.
Em 2022, também foi lançado o projeto Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), transformado em lei municipal. A iniciativa vai melhorar as moradias precárias de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
(Texto: Andye Iore. Foto: Mileny Melo/PMM)