Offline
Agentes da Guarda Civil Municipal de Maringá realizam Teste de Aptidão Física
15/02/2023 08:00 em Notícias de Maringá
Os agentes da Guarda Civil Municipal realizam, anualmente, o Teste de Aptidão Física (TAF), que tem como objetivo avaliar as condições físicas dos servidores. Neste ano, 89 agentes participarão da avaliação. 
 
Dividido em três dias, o teste é promovido pela Secretaria de Segurança, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sesp). A primeira turma, com 34 guardas, foi avaliada na última semana. A segunda, com 37 agentes, realiza o teste nesta quarta-feira, 15, das 8h às 12h, na pista de atletismo do Estádio Willie Davids. A terceira, com 18 agentes, realiza o TAF no dia 10 de abril. 
 
O TAF é uma exigência da Lei Complementar 1.150/2019, do Estatuto da Guarda Civil Municipal. “Vamos realizar o teste de condicionamento físico com 89 agentes permanentes, ou seja, que possuem formação completa, com armamento e tiro. Essa atividade é essencial para que eles realizem as atribuições do serviço”, explica o secretário de Segurança, Ivan Quartaroli. 
 
Além de ser um requisito para a evolução na carreira, conhecida como progressão, o TAF avalia os agentes, como explica o secretário. “Caso um guarda seja considerado inapto na avaliação física, ele não progride”, complementa.
 
A avaliação é feita em três etapas: na primeira é realizado um teste de flexão de braço com apoio no solo, com tempo máximo de 120 segundos de permanência; a segunda etapa consiste em um teste de flexão abdominal de 60 segundos; e a terceira etapa é uma corrida com duração de 12 minutos.
(Texto: Gabriela Cadamuro. Foto: Camille Marques Lima/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!