Offline
Prefeitura de Maringá promove ação de conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis
16/02/2023 08:45 em Notícias de Maringá
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira, 17, uma ação para conscientizar os jovens sobre as medidas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), no Ambulatório Médico e de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A ação será das 8h às 12h, com a realização de testes rápidos de HIV, sífilis, Hepatites B e C, além da distribuição de autotestes de HIV e de preservativos masculinos e femininos.
 
“A  Secretaria de Saúde de Maringá tem ações constantes de conscientização sobre a prevenção às ISTs, com orientações e encaminhamentos, realização de testes gratuitos, entre outras medidas. As ações são intensificadas e ampliadas nos períodos de festas e feriados, como Carnaval e fim de ano”, explica o enfermeiro Marcelo Silva, coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O resultado do teste rápido das quatro ISTs (HIV, sífilis, Hepatites B e C) fica pronto em cerca de 15 minutos. 
 
Em 2022, o CTA realizou 5.845 testes de HIV, 5.580 testes de sífilis, 5.902 testes de Hepatite B e 5.778 testes de Hepatite C. Além disso, foram distribuídos para a população cerca de 3.500 autotestes de HIV. 
 
Há distribuição de autotestes de HIV e de preservativos de forma gratuita nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, e também em ações como o Prefeitura nos Bairros, Espaço Saúde, Mutirões de Saúde, Mutirões de Testes de Sífilis e HIV, Consultório de Rua, entre outras.
 
Eliminação da transmissão vertical do HIV - Em dezembro de 2022, Maringá recebeu a certificação Selo Ouro, do Ministério da Saúde, pela eliminação da transmissão do vírus HIV de mãe para filho(a), a chamada transmissão vertical. A certificação é um reconhecimento da Comissão Nacional de Validação (CNV), que realizou vistorias técnicas nas unidades de saúde de Maringá em setembro do ano passado.
(Texto: Gabriela Cadamuro. Foto: Rafael Macri/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!