Já imaginou 800 toneladas de resíduos e entulhos nos bueiros da cidade? Essa é a quantidade de materiais retirados pela Prefeitura de Maringá com o serviço de limpeza de bocas de lobo no ano passado. Diariamente, as equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizam a limpeza e retirada de materiais, que são descartados irregularmente, chegam até as galerias e dificultam o escoamento da água.
Durante a limpeza, as equipes da Seinfra retiraram diversos materiais e entulhos, desde recicláveis como plástico e garrafas até aparelhos eletrônicos como DVD. “Esses materiais que chegam até os bueiros e dificultam o escoamento são resultados do descarte irregular. Essa prática, além de trazer danos para o meio ambiente, também causa transtornos para a comunidade ao bloquear o escoamento de água nas galerias”, afirma a secretária de Infraestrutura, Maria Lígia Guedes.
A secretária destaca que o serviço de limpeza das bocas de lobo é realizado diariamente pelas equipes. No ano passado, mais de 1,7 mil bueiros receberam o serviço, o que representa cerca de sete unidades limpas por dia útil. Além disso, mais de 1.592 metros lineares de galerias foram limpos.
Para garantir mais agilidade às limpezas, menos entupimentos nas galerias e impedir a contaminação dos rios, foram instalados no ano passado mais de 100 novos Retentores de Impurezas de Águas Pluviais (Riaps). Os equipamentos, produzidos pela Secretaria de Infraestrutura, são anexados às bocas de lobo para recolhimento e resíduos. “Essa é uma solução sustentável e inteligente que tem contribuído com o nosso trabalho e impedido que os resíduos possam contaminar os rios”, diz Maria Lígia Guedes.
A Prefeitura de Maringá concluirá em breve o processo licitatório para contratação de empresa especializada em prestação de serviço de limpeza e manutenção de bocas de lobo e galerias de forma mecanizada com caminhão de sucção e hidrojateamento. Com isso, o município vai intensificar os serviços em toda a cidade.
Descarte Correto - A orientação é que a população realize o descarte correto dos materiais por meio da coleta seletiva. Confira aqui a programação da coleta seletiva nos bairros. Além disso, a cidade possui diversos pontos espalhados pela cidade para recolhimento de recicláveis e outros resíduos como lixo eletrônico, medicamentos, esponjas e outros. São locais próprios onde a população pode fazer o descarte consciente e correto dos materiais. Acesse aqui o mapa interativo e confira os pontos.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Mileny Melo/PMM)