A comunidade da região do Jardim Atami ganhou uma nova escola municipal para atendimento de 420 alunos. O prefeito Ulisses Maia inaugurou nesta terça-feira, 7, a Escola Municipal Professor Geraldo Altoé. A nova unidade, que reforça o compromisso da gestão municipal na oferta de educação de qualidade, tem 3,7 mil metros quadrados e três pavimentos. No total, foram investidos R$ 7,7 milhões na obra e aquisição dos equipamentos. Durante a cerimônia, também foi lançado o projeto ′Pomar Urbano′ com a implantação da primeira unidade na escola.
O prefeito Ulisses Maia destacou a importância da obra para a comunidade. “São investimentos que reforçam nosso compromisso em devolver Maringá para os maringaenses. Neste caso, é um investimento nas nossas crianças, que são os responsáveis pelo futuro de nossa cidade. Com isso, promovemos novas oportunidades para nossos alunos”, disse.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, destacou os investimentos realizados pela gestão municipal. Desde 2017, foram entregues sete unidades de ensino e outras 22 foram reformadas ou ampliadas. Ela também reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelos servidores. “Que sorte das nossas crianças contarem com vocês, que acolhem diariamente mais de 40 mil alunos com muita dedicação e empenho. Por isso, a gestão municipal investe na valorização dos profissionais e na construção de espaços modernos e acessíveis como esse, o que traz benefícios para toda a comunidade escolar.”
Os alunos iniciaram as aulas na nova escola municipal em 6 de fevereiro. A unidade conta com 12 salas de aula, além de salas para multiuso, artes, educação física, quadra poliesportiva, sala de informática, sala de professores, refeitório, cozinha equipada, vestiários, área de descanso, vestiário e apoio para os servidores e outros espaços. A escola municipal também tem duas plataformas elevatórias para pessoas com deficiência.
Para tornar o espaço ainda mais acolhedor e aproximar o contato dos alunos com as áreas verdes, a escola municipal foi contemplada com a primeira unidade do projeto ′Pomar Urbano′, realizado pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb). O objetivo da iniciativa, que foi lançada nesta terça-feira, 7, é plantar árvores frutíferas em espaços vazios na área urbana, envolver a comunidade no cuidado dos locais e, dessa forma, criar pomares pela cidade. O pomar da escola tem 12 árvores frutíferas com mudas de araçá, pitanga, cereja-do-rio-grande, uvaia, grumixama e ingá, sendo duas mudas de cada tipo.
“Essa unidade escolar vai trazer novas possibilidades e oportunidades, por meio da educação, para as nossas crianças. Com o ′Pomar Urbano′, os alunos vão aprender sobre as árvores e poderão utilizar o espaço de forma pedagógica. Dessa forma, o município investe na formação com foco na preservação ambiental”, afirmou o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas. No local, também foram instaladas três composteiras, o que vai permitir que os alunos utilizem resíduos da cozinha da escola na produção de composto orgânico para o pomar.
O aluno Felipe Costa Proença, de 8 anos, já aproveita as instalações da nova unidade escolar. A mãe, Paula Cristina Costa Santos, elogiou a obra e o projeto do ′Pomar Urbano′. “Me sinto segura e grata em ter uma unidade escolar municipal tão perto de casa. A escola é grande, completa, equipada e de qualidade”, disse.
Também participaram da cerimônia de inauguração da escola municipal Professor Geraldo Altoé e lançamento do projeto ′Pomar Urbano′, o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora; secretários municipais; os vereadores, Sidnei Telles, representando a Câmara de Vereadores, Alex Chaves, Paulo Biazon, Mário Verri e Onivaldo Barris, o reitor da Unifamma, Evandro Oliveira; e familiares e amigos do professor Geraldo Altoé.
(Texto: Gabriela Cadamuro. Foto: Ana Carolina Alves/PMM)