Com o objetivo de estimular a aprendizagem e promover a inserção no mercado de trabalho, mais de 600 jovens e adolescentes participaram das ações da ′Semana do Jovem Aprendiz′, realizada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), na quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3. Durante os dois dias, os jovens participaram de palestras, cursos e realizaram a inscrição no Programa Jovem Aprendiz.
“É fundamental proporcionarmos ações como essa para os jovens que ainda estão no ensino médio e para a população em geral. Com isso, estamos investindo na construção de um futuro melhor e com mais oportunidades para a comunidade”, afirma o secretário de Juventude, Cidadania e Migrantes, Emmanuel Predestin.
O evento, que foi gratuito e aberto ao público, reuniu alunos de escolas estaduais e diversos jovens que finalizaram o ensino médio. Os participantes também aproveitaram para realizar a inscrição como jovens aprendizes nas instituições parceiras.
Pedro Henrique da Silva Pinheiro, de 17 anos, já terminou o ensino médio e participou da ação em busca de uma vaga no mercado de trabalho. “Já tinha feito a inscrição nos Programas do Gerar e do Ciee e decidi vir ao evento para realizar a inscrição nos demais. Acredito que trabalhando eu aprenderei mais sobre a vida e como lidar com as despesas do dia a dia”, contou.
Participaram das atividades da ′Semana do Jovem Aprendiz′ cinco instituições parceiras: Gerar, Lins de Vasconcelos, Lar Escola, Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e Instituto de Aprendizagem Profissional Maringá (Inamare).
(Texto: Gabriela Cadamuro. Foto: Rafael Macri/PMM)