Juninho Berlanda foi a grande sensação do sábado (01/04) que marcou a realização das primeiras corridas da temporada 2023 da Turismo Nacional no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Repaginada e equipada com motores 2.0 e câmbio paddle-shift em todos os carros do grid, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil entregou, como de costume, grandes corridas e muitas disputas ferozes por posição. Mas, em todas elas, o catarinense foi o grande protagonista com seu Toyota Yaris de número 17.
O desempenho impressionante do piloto de 30 anos, campeão da categoria TN PRO no ano passado, ficou ainda mais nítido na terceira corrida do dia. Juninho largou da 12ª colocação e escalou o pelotão, passando um a um até chegar em Gui Sirtoli, fazer mais uma ultrapassagem e confirmar outra vitória em Goiânia.
Nascido em Chapecó (SC) e residente em Florianópolis, Berlanda admitiu ter ficado surpreso com as quatro vitórias em sequência neste sábado. “A pontuação máxima foi além do esperado. Uma coisa que, obviamente, estávamos almejando e trabalhando para isso, com a cabeça boa e o carro perfeito, tudo funcionando. Tivemos um probleminha na Classificação 2 ontem, onde não conseguimos ligar o carro por conta da temperatura do motor, e por isso largamos de 12º na terceira bateria, e vencemos na última volta. Tudo além do esperado, maravilhoso e vamos seguir trabalhando para manter os 100% de aproveitamento neste domingo”, comentou.
Diferente dos últimos anos, a Turismo Nacional agora traz a divisão em duas categorias: A, para os pilotos mais graduados; e a B, para os competidores ainda em início de carreira. Há ainda duas subdivisões: a Sênior, para competidores acima de 54 anos, e a Rookie, para os estreantes na Turismo Nacional.
Se Berlanda dominou na categoria A, a classe B teve um dia mais equilibrado. Augusto Freitas venceu duas provas, enquanto Célio Vinícius — dupla de Jairo Andrade — e Ewerson Dias triunfaram em uma corrida cada.
Como foi o sábado da Turismo Nacional — Mais rápido da primeira classificação, disputada na última sexta-feira, Fabrício Lançoni — que faz dupla com Nilton Rossoni — largou da primeira posição com Chevrolet New Onix. Mas logo o curitibano passou a sofrer pressão feroz de Juninho Berlanda e seu Toyota Yaris. Os dois protagonizaram a primeira corrida.
Na última volta, os dois carros andaram lado a lado, e Berlanda levou a melhor e conquistou a liderança. Na esteira da disputa, Pablo Alves passou a atacar Lançoni, que conseguiu se defender bem e segurou o segundo lugar. Alves foi o terceiro, seguido por Ernani Kuhn e Augusto Freitas, o melhor da categoria B.
A segunda prova teve o grid determinado pela mesma ordem de chegada da prova anterior. Berlanda conseguiu manter a primeira posição, enquanto Fabrício Lançoni segurou o segundo lugar e Pablo Alves completou o top-3. Ernani Kuhn repetiu o quarto lugar e Célio Vinícius venceu na categoria B e foi o quinto no geral depois de ter largado em último na Corrida 2.
Gui Sirtoli largou na pole da terceira prova por ter sido o mais rápido da Classificação 2. Curiosamente, os dois primeiros colocados das corridas da manhã largaram das últimas posições, mas Juninho Berlanda e Fabrício Lançoni logo conseguiram escalar o pelotão. Outro piloto que conseguiu crescer bastante na corrida foi Pablo Alves, que saiu do fim da fila para lutar pelas primeiras posições.
Sirtoli sustentou a liderança durante a maior parte da corrida, mas Juninho Berlanda impressionou com ritmo irresistível e abriu ataque ao cascavelense nas voltas finais. Depois de ter largado em 12º lugar, o catarinense conseguiu fazer a ultrapassagem e partiu para mais uma vitória em Goiânia. Ewerson Dias foi o vencedor na categoria B, sendo o melhor também na Sênior.
Por fim, o campeão da TN PRO em 2022 consolidou um sábado impecável e partiu para a conquista da quarta corrida do dia, com aproveitamento de 100%. Gui Sirtoli terminou em segundo, 7s8 atrás de Berlanda, enquanto Fabrício Lançoni foi o terceiro. Augusto Freitas levou novamente a melhor na categoria B, enquanto Ewerson Dias faturou mais um triunfo na Sênior.
Programação e transmissão — A categoria dos carros mais vendidos do Brasil volta a acelerar neste domingo e realiza uma prova no período da manhã e outra à tarde. Às 8h55, está prevista a largada da Corrida 5, enquanto a disputa que vai fechar a primeira etapa do campeonato começa às 13h55.
Além do YouTube oficial da categoria, a Turismo Nacional também será transmitida ao vivo na Twitch da Tribo do Gaules pelo streamer Velho Vamp, em mais uma novidade para a categoria em 2023.
Turismo Nacional, etapa 1, Goiânia
Corrida 1 (cinco primeiros):
1º - Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 10 voltas em 18min04s067
2º - Fabrício Lançoni/Nilton Rossoni (A, Chevrolet New Onix), a 0s607
3º - Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 1s556
4º - Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 3s684
5º - Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 7s472
Corrida 2 (cinco primeiros):
1º - Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 9 voltas em 17min31s136
2º - Fabrício Lançoni/Nilton Rossoni (A, Chevrolet New Onix), a 2s953
3º - Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 6s073
4º - Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 6s477
5º - Célio Vinícius/Jairo Andrade (B, Citroën C3), a 11s125
Corrida 3 (cinco primeiros):
1º - Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 10 voltas em 18min13s478
2º - Gui Sirtoli (A, Chevrolet New Onix), a 0s698
3º - Fabrício Lançoni/Nilton Rossoni (A, Chevrolet New Onix), a 5s460
4º - Fabiano Cardoso/Thiago Tambasco (A, Chevrolet New Onix), a 5s603
5º - Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 6s653
8º - Ewerson Dias (B, Chevrolet Onix), a 13s526
Corrida 4 (cinco primeiros):
1º - Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 10 voltas em 18min02s121
2º - Gui Sirtoli (A, Chevrolet New Onix), a 7s853
3º - Fabrício Lançoni/Nilton Rossoni (A, Chevrolet New Onix), a 8s207
4º - Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 10s045
5º - Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 11s028
6º - Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 18s185
Programação em Goiânia
Domingo, 2 de abril
08h55 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
09h50 – Visitação aos Boxes (60 minutos)
11h40 – Stock Car Pro Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12h20 – Stock Car Pro Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
13h50 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)
(Texto: Assessoria. Foto: Duda Bairros/Stock Car)