Na segunda-feira, 3, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc) divulgou os resultados do 1º Diagnóstico do Desenvolvimento da Cultura. O levantamento ouviu demandas da população relacionadas à cultura entre abril de 2022 e fevereiro de 2023 e será importante para o planejamento das políticas públicas para o setor na cidade. A entrega do relatório final ocorreu no Paço Municipal e reuniu representantes do setor cultural do município (confira o diagnóstico completo anexo).
O prefeito Ulisses Maia reforçou o compromisso com o setor cultural e com a população. “Somos uma cidade plural, com interesses variados, e cabe à nossa gestão ouvir e atender a essas demandas. Trabalhamos para garantir a inclusão de todos os movimentos”, destacou. “Este diagnóstico, realizado em parceria com a UEM, é muito importante para o presente e futuro do setor cultural de Maringá. A partir dos dados, vamos nos reunir para discutir os resultados para que, assim, possamos melhorar a cultura para nosso município, tanto para os artistas quanto para a população”, acrescentou.
O secretário de Cultura, Victor Simião, destacou que o objetivo é promover a descentralização das atividades do setor cultural. “Sou grato a toda equipe que trabalhou no diagnóstico e se dedicou para que este levantamento acontecesse. Será um legado para os artistas e população de Maringá. Um legado que ficará para todas as próximas gerações que vierem. Estamos com muitas ações descentralizadas e com atividades transversais com demais secretarias para fazer da cultura do município um movimento acessível, aberto e inrtegrado”, reforça o secretário de Cultura, Victor Simião.
Para chegar ao resultado final, foram realizadas diversas etapas como mapeamento de agentes individuais; agentes coletivos, grupos e empresas; servidores; survey com a população; geoprocessamento; presença de indígenas em Maringá; artistas de rua; orçamento da cultura; e equipamentos culturais e patrimônio cultural.
Com os resultados obtidos durante a pesquisa, será possível compreender melhor a atuação da cultura em Maringá e nos distritos de Floriano e Iguatemi, contribuindo para novas ações voltadas ao setor e à população.
(Texto: Gabriela Cadamuro. Foto: Ana Carolina Alves/PMM)