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Maringá FC investe em tecnologia e infraestrutura interna com premiação da Copa do Brasil
Futebol - Copa do Brasil
Publicado em 18/04/2023

O Maringá Futebol Clube utilizou parte da premiação recebida na Copa do Brasil, após a classificação na primeira e segunda fase, para investir em tecnologia e melhorias internas. Dois desses investimentos foram as aquisições dos GPS para os atletas e os novos cases para facilitar a logística do clube, principalmente nas viagens.

Na parte tecnológica o clube busca aumentar o seu desempenho esportivo, monitorando e mapeando todas as métricas possíveis dos atletas como distância percorrida nos treinos e no jogo, aceleração, desaceleração, velocidade, mapeamento de posição e carga de treino aplicada de forma individual. Ao todo foram adquiridos 30 dispositivos, juntamente com um software que realiza as análises.

De acordo com o preparador físico do Maringá FC, Guilherme Strass, os novos equipamentos ajudam a evoluir muito o trabalho do clube com desempenho em campo. “Por meio dessas métricas, conseguimos manipular em tempo real os treinamentos diários, permitindo constatar o desempenho do atleta e, a partir dos dados obtidos, avaliamos o desempenho verificando se as valências físicas foram atingidas e se devemos ou não complementá-las. Com os dados posicionais do GPS, identificamos em quais partes do campo o jogador esteve mais presente, deste modo, interligamos as informações obtidas com as demais análises feitas pelos profissionais da área técnica. Tudo isso interfere muito positivamente no desempenho em campo”, disse o profissional.

Os equipamentos já estão sendo utilizados nos treinamentos e a estreia em jogos oficiais foi na partida diante do Flamengo, quando o clube venceu por 2 a 0 na última quinta-feira, 13, pela terceira fase da Copa do Brasil. Além dos aparelhos, o clube também contratou o profissional de educação física, Felipe de Paula, como auxiliar de preparação física, que ficará responsável, juntamente com o preparador Guilherme Strass, pela análise dos dados obtidos.

O outro investimento realizado pelo clube foi para melhorar a logística com a aquisição de 12 cases de transporte. Para o Ricardo Ferreira, roupeiro e responsável pelo maior volume de acessórios em dias de jogos, os novos cases vão facilitar muito o trabalho no clube.

“Esses materiais novos de transporte vão nos ajudar muito em dias de jogos, principalmente fora de casa, onde temos um volume maior de acessórios, equipamentos e roupas. O principal benefício deles é a praticidade, pode serem leves e resistentes. Isso faz a diferença em uma logística da equipe e na qualidade do trabalho para todos, desde a rouparia, comissão técnica e atletas”, disse Ferreira.

Ao todo foram investidos mais de 60 mil reais. Outras melhorias e aquisições serão realizadas no decorrer do ano, visando melhorar a estrutura de trabalho e aumento da performance dos profissionais.

(Rodrigo Araújo/MFC)

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