Setor pujante da economia, força geradora de emprego e renda, promoção da diversidade cultural e do desenvolvimento humano. Essas são algumas características da economia criativa, que traz renovação para o mercado e faz parte do Dia Mundial da Criatividade. O festival será realizado nos dias 20, 21 e 22 de abril e contará com a participação da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet).
Com o tema “A Era dos Criadores de impacto”, o evento apresenta uma série de atividades gratuitas nas áreas de educação, cultura, entretenimento e empreendedorismo. No dia 20 de abril, a Saet promoverá, em parceria com o festival, a Feira Maringá Criativa, na Praça do Teatro Reviver Magó, das 17h às 21h.
No dia 21, a Saet também realizará uma palestra com a Diretora do Espaço Empreendedor da Prefeitura de Maringá, Cássia Mendonça, sobre empreendedorismo. A ação será realizada no Select Eventos Corporativos, às 18h. As inscrições devem ser realizadas pela internet (acesse aqui).
“Estamos muito felizes em participar do Dia Mundial da Criatividade, um dia global das Nações Unidas. Com isso, vamos fomentar ainda mais a economia criativa de Maringá e mostrar o valor que a criatividade tem como transformação social, cultural, educacional e profissional. É preciso acabar com a mentalidade de que cultura e criatividade não são importantes. Ser criativo é absolutamente necessário, hoje, em qualquer área”, afirma o prefeito em exercício e secretário de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá, Edson Scabora.
Ele destaca que é fundamental ampliar o debate sobre criatividade e o setor da economia criativa que existe em Maringá. “É preciso que os artistas se apropriem de sua importância econômica”, disse.
(Texto: Cibele Chacon. Foto: Andye Iore/PMm)