Offline
Brasileiro da Série C começa hoje
02/05/2023 11:33 em Futebol - Brasileiro da Série C

A Terceira Divisão do Brasileiro de 2023, competição que vai reunir clubes de bastante tradição no futebol nacional e outros que são forças em seus respectivos estados, começa nesta terça-feira (2). Neste ano, a Série C contará com um aporte inédito de R$ 70 milhões da CBF.

Além de bancar toda a organização da competição, a entidade comandada por Ednaldo Rodrigues aumentou em quase 40% a premiação paga aos 20 clubes que vão participar do campeonato. O investimento no fomento nas Séries C e D é uma das prioridades da atual gestão da entidade.

“A intenção é tornar os campeonatos mais atrativos em vários sentidos. Esse dinheiro vai servir para os clubes montarem elencos mais fortes e investirem também nos seus estádios, gramado, iluminação, vestiários”, disse o Presidente Ednaldo Rodrigues.

A primeira fase da Série C terá turno único. Os 20 clubes se enfrentam e os oito melhores avançam para a próxima fase. Depois, formam dois grupos de quatro times, para confrontos de ida e volta dentro de cada chave.

Os dois melhores de cada lado garantem vaga na Série B de 2024. Já os que terminarem na liderança de seu grupo disputam o título em dois jogos, como mandante e visitante.

Náutico, Paysandu, CSA, Figueirense e Remo, todos atualmente na Série C, já frequentaram muitas vezes a principal divisão do Brasileiro. O Náutico esteve 34 vezes na elite, o Paysandu, 27 e o CSA, 19. Na sequência, surge o Figueirense, com 17 participações na Série A. O Remo tem 16.

O Remo, por sinal, está na grande final do Campeonato Paraense ao lado do Águia de Marabá (PA). Já o Paysandu, conhecido como o Papão da Curuzu, também decidirá um título nos próximos dias, o da Copa Verde, contra o Goiás.

No Rio Grande do Norte, ABC e América, ambos na Série C do Brasileiro, avançaram para a disputa do primeiro lugar do Campeonato Potiguar. Por sua vez, o Amazonas, outro participante da Terceira Divisão nacional, sagrou-se campeão estadual dias atrás.

 

A Série C contará ainda com o São Bernardo, o segundo melhor na fase de grupos do Paulista, e com mais dois vices estaduais – Confiança (SE) e Brusque (SC).

Entre os outros clubes na Série C, seis foram semifinalistas em seus estaduais: Ypiranga (RS), Volta Redonda (RJ), Aparecidense (GO), Operário (PR), Botafogo (PB) e Altos (PI).

Por sua vez, o São José (RS) ficou em sexto no Gaúcho e não avançou às semifinais. Já o Pouso Alegre (MG) terminou em oitavo no Mineiro. O Floresta (CE) é o único dos 20 representantes da Série C que está na Segunda Divisão estadual.

(Texto: CBF. Foto: John Wesley/Paysand)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!