A gestão municipal é referência em inovação e investe em iniciativas que consolidam Maringá como uma ′Smart City′. Nesta quinta-feira, 4, o prefeito Ulisses Maia recebeu a visita do secretário de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel. O secretário conheceu as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Maringá para impulsionar o ecossistema de inovação da cidade e anunciou a liberação de investimentos para qualificação profissional.
Durante a reunião, o prefeito Ulisses Maia sancionou a lei municipal que cria o ′Programa Sandbox Maringá′. A iniciativa institui o funcionamento de ambientes experimentais para testes de inovação científica, tecnológica e empreendedora, inclusive de ferramentas em que ainda não há previsão legal. Dessa forma, as empresas poderão realizar testes de novas soluções inovadoras de forma isolada e em ambiente seguro.
“O setor de tecnologia registrou, nos últimos anos, um crescimento exponencial e nossa cidade se consolida como um polo de tecnologia. Isso representa, além da geração de imposto, criação de novos postos de trabalho com mão de obra qualificada. Esse cenário é decisivo para o crescimento econômico da nossa cidade e para a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.
O secretário de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, destacou o ambiente propício de Maringá para atração de investimentos. Ele anunciou a liberação de R$ 200 mil para ampliação dos investimentos em qualificação de profissionais da área de tecnologia e a seleção de duas empresas maringaenses para inaugurar o projeto de internacionalização do Governo do Estado em Seul, capital da Coreia do Sul. Em troca, haverá a negociação para instalação de duas empresas sul-coreanas em Maringá.
“Nós vamos apoiar os projetos do município e investir na aceleração das empresas. De forma inovadora, teremos duas empresas de Maringá como as primeiras a trabalhar nesse projeto de internacionalização na Coreia do Sul, com mentorias e outras atividades para o desenvolvimento econômico”, disse Rangel.
Na reunião, o secretário da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), Edney Mossambani, apresentou os pilares de atuação da gestão municipal que consolidam Maringá como uma cidade inteligente e inovadora. Ele destacou a adoção de ferramentas inteligentes para eficiência dos serviços públicos, a Aliança Estratégica Maringá e Londrina, e a instalação dos pontos de Wi-fi pela cidade. Durante a tarde, o secretário estadual de Inovação segue com agenda em Maringá e vai conhecer a sede da Amtech, no Terminal Urbano, e o Parque de TI.
PRESENÇAS - Também participaram da reunião o secretário de Estado de Comunicação, Cleber Mata; o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora; secretários municipais; a deputada estadual Maria Victoria; o prefeito de Iguaraçu, Eliseu da Farmácia; o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça; a presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Jeane Nogaroli; a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes; além de diversos representantes do setor de inovação e tecnologia da cidade.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Ana Carolina Alves/PMM)