Offline
Curitiba recebe certificado de excelência em gestão e inovação em administração tributária
05/05/2023 10:04 em Notícias do Paraná

Curitiba recebeu, na quinta-feira (4/5), o Certificado de Excelência em Gestão e Inovação para a Administração Tributária Municipal, concedido pela Associação Nacional dos Auditores-Fiscais de Tributos dos Municípios e Distrito Federal (Anafisco). A cidade é a primeira do País a receber o certificado que atesta boas práticas de gestão tributária e inovação.

O certificado foi entregue pelo presidente da Anafisco, Cassio Vieira, ao prefeito Rafael Greca, em evento no Palácio 29 de Março com a participação de auditores fiscais do município e funcionários da secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento. O prefeito estava acompanhado do secretário de Finanças, Cristiano Hotz, da procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, do presidente da Federação Nacional de Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim), Fabio Macedo, e do auditor fiscal Alisson Matos, representante dos auditores fiscais de tributos municipais de Curitiba.

“Curitiba tem sido distinguida pela qualidade do serviço que presta ao seu povo, pela excelência e qualidade fiscal. Quero agradecer à toda equipe de Finanças e aos nossos auditores que ajudaram a bem servir, simplificar e agilizar processos nos últimos anos”, disse o prefeito, ao lembrar projetos bem sucedidos como o Nota Curitibana e o Processo Eletrônico de Curitiba (Procec). “Graças a esse trabalho, a nossa cidade é uma das capitais mais rápidas na abertura de empresas, com um tempo médio de 5 horas”, completou Greca.

Segundo o prefeito, Curitiba fez a lição de casa com o Plano de Recuperação Fiscal, que colocou as contas do município em dia. “Arrumamos a casa, colocamos cada coisa no seu lugar, o que nos permitiu aumentar investimentos, fomentar o empreendedorismo e gerar mais empregos”, disse o prefeito.

Segundo o presidente da Anafisco, Curitiba é a primeira a receber o certificado pela gestão de excelência que serve também de exemplo para outras cidades. “A nossa ideia é fomentar boas práticas e Curitiba é um exemplo”, disse Cassio Vieira.

Para o presidente da Fenafim, o certificado é o reconhecimento da contribuição de Curitiba para o desenvolvimento e aprimoramento da gestão tributária.

Também participaram do evento o vereador Serginho do Posto, o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira e o presidente do IPMC, Ary Gil Piovesan.

Destaques que levaram Curitiba a receber o certificado  

  • De 2015 a 2022 os auditores fiscais de tributos municipais de Curitiba conquistaram 9 prêmios nacionais
  • A Coordenadoria de Projetos de Informação, ligada à secretaria de Finanças, implantou a Agenda on-line. Estendida às demais secretarias, a ferramenta eliminou filas de espera e melhorou os serviços municipais.
  • Também desenvolvido e coordenado pela administração tributária, o Programa Nota Curitibana já distribuiu, até março de 2022, R$ 13,46 milhões em prêmios entregues a contribuintes, e beneficiando várias entidades filantrópicas por eles indicadas.
  • Foram criados ainda o Processo Eletrônico; a Plataforma de Gestão de Projetos; o Refic-Covid 100% automatizado; o Portal E-certidões; a inscrição automática do MEI para fins tributários; e, em 2022, foram implantados 11 projetos que melhoraram os procedimentos de várias secretarias e desburocratizaram o dia a dia do cidadão.
  • (Texto: SMCS. Foto: Pedro Ribas/SMCS)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!