Offline

Em Maringá, viveiro Municipal garante produção de mudas de árvores para espaços urbanos
Notícias de Maringá
Publicado em 12/05/2023
A beleza e o cuidado com as áreas verdes encantam quem conhece Maringá. Riqueza natural protegida pela gestão municipal, a arborização urbana reúne cerca de 150 mil árvores que garantem sombra e qualidade de vida. Considerado o berço da ′Cidade Árvore do Mundo′, o Viveiro Municipal é responsável pela produção de mudas de árvores plantadas na cidade e também pela espécies nativas para recuperação de áreas ambientais, recomendadas pelo Plano de Arborização, além de espécies arbóreas ameaçadas de extinção. No ano passado, foram produzidas 20 mil mudas de árvores e a expectativa é chegar a 25 mil mudas neste ano. 
 
O Viveiro funciona como um berçário para a produção de mudas, totalmente de forma ecológica, sustentável e sem custos. O processo começa com a coleta de sementes e material botânico de árvores já existentes em canteiros, praças e áreas de preservação ambiental. Nesta etapa, os técnicos adotam metodologias que garantem o cuidado com o meio ambiente, incluindo a coleta de apenas 30% da produção estimada de sementes a fim de que sobre material para fauna e perpetuação da espécie. 
 
A partir desse material, coletado sem nenhum custo, o município realiza a produção das mudas, sem utilização de agrotóxicos. A produção é acompanhada pelos servidores até que as espécies possam se desenvolver e ganhar estatura suficiente para o plantio. Por meio do projeto, chamado de ′Fabricando Árvores′, o Viveiro Municipal já produziu neste ano 8.274 árvores de diversas espécies como tâmara, palmeira-elegance, feijão cru, araticum, tipuana, aroeira salsa, acacia imperial e outras.
 
No ′berçário′ do espaço, estão 13.171 mudas em diferentes estágios, desde aquelas que ainda estão no processo de germinação até árvores prontas para o plantio nos canteiros. “A produção do Viveiro Municipal é focada totalmente na arborização urbana, seja para garantirmos o verde dos canteiros, praças e calçadas, ou na recuperação ambiental das áreas de preservação permanente”, afirma o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas. 
 
Ele lembra que, além do Viveiro, o município também conta com empresa terceirizada para proporcionar mais agilidade aos plantios. Neste ano, a expectativa é que 3 mil mudas sejam plantadas na cidade, o que garante a renovação da arborização urbana. “Em outra frente, o Viveiro realiza o paisagismo. Com produção focada na arborização, realizamos a compra das mudas de flores e folhagens e nossas equipes entram com o plantio nos canteiros, praças e prédios públicos”, explica o secretário de Limpeza Urbana.
 
Apenas na área central, são nove canteiros que somam mais de 25 mil metros quadrados de extensão. Além disso, o município conta com diversos prédios públicos, como escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bibliotecas, espaços culturais e diversos outros, que também recebem paisagismo. Com abertura de novos canteiros e projetos como ′Pomar Urbano′ e ′Jardinete′, o município ampliou em 318% os plantios, passando de 64.342 mudas de flores e folhagens em 2020 para 269.081 no ano passado.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)
Comentários
Comentário enviado com sucesso!