O Procon de Maringá está notificou hoje (27) os cartórios da cidade. O motivo é a demora nos atendimentos, destacando o tempo de espera e horários. São 16 estabelecimentos de diferentes regiões da cidade que receberão o documento pelos Correios.
Pela lei municipal 9766/2014, o cliente precisa ser atendido em até 15 minutos em dias normais e em até 30 minutos para dias na véspera ou após feriados. O que não tem acontecido nos estabelecimentos maringaenses, com casos chegando até a 1 hora de espera. Também foi constatado que alguns cartórios adiantaram o relógio para que o tempo saia errado no ticket de atendimento, dando mais tempo que deveria para o serviço. Além de reclamações, os fiscais do Procon também constataram pessoalmente o problema.
A notificação determina que os cartórios cumpram a lei, tenham em locais visíveis aos clientes os prazos e horários de atendimentos e também os contatos do Procon. “Estamos acompanhando de perto todos os segmentos comerciais e prestadores de serviços em Maringá”, orienta o coordenador do Procon, Flávio Mantovani. “Por isso, é importante o consumidor registrar sua reclamação ou denúncia quando for mal atendido”.
Os cartórios têm 20 dias para responder a notificação do Procon. Em caso de não cumprimento, os estabelecimentos estarão sujeitos à multa variando o tamanho do local e tipos de procedimentos realizados.
CANAIS DO PROCON:
• Whats app: (44) 98402-0433 ou 98402-0278
• Atendimento: 151
• E-mail: procon@maringa.pr.gov.br
DIVULGAÇÃO
• Instagram: @proconmaringa
(Texto e fotos: Andye Iore / Procon)
• Confira como é a Lei 9766/2014.