A gestão municipal investe em diversas melhorias em todas as regiões, incluindo a zona rural, para a construção de uma cidade ainda melhor. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), realiza cascalhamento na Estrada Romeira. O trecho de 7,7 km receberá 13,5 mil toneladas de cascalho, o que representa investimento de mais de R$ 1 milhão, entre a aquisição do material e empenho de maquinário.
Com o cascalhamento, o município garante melhoria da mobilidade da comunidade que vive na região e escoamento da produção rural. A secretária de Infraestrutura, Maria Lígia Guedes, destaca que o serviço de manutenção das estradas rurais é realizado constantemente pelas equipes da Seinfra. Maringá tem cerca de 350 km de estradas rurais, o que representa a distância do município até Curitiba, aproximadamente.
“Nossas equipes realizam trabalho diário de conservação das estradas rurais, o que inclui fresa e o uso de maquinário como rolo compactador. Com o cascalho, intensificamos as melhorias e garantimos o escoamento adequado de produtos, o funcionamento do transporte escolar e a mobilidade das famílias”, destaca Maria Lígia Guedes.
O cascalho, entregue pela empresa vencedora da licitação, é analisado no laboratório da Secretaria de Infraestrutura e, na sequência, as equipes utilizam os materiais nas estradas rurais. Recentemente foi realizado cascalhamento na Estrada Irmãos Cremm e na programação, a partir da próxima segunda feira, 1 km da Estrada Colombo, receberá aplicação de fresa.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Thiago Louzada/PMM)