Prefeitura de Maringá inicia projeto para agilizar a entrega de próteses dentárias
18/10/2023 10:13 em Notícias de Maringá
Referência em tratamento odontológico moderno e inovador, a Prefeitura de Maringá investe em iniciativas para garantir atendimento ágil e humanizado. Nesta terça-feira, 17, o prefeito Ulisses Maia lançou projeto para agilizar a entrega de próteses dentárias e reduzir pela metade o tempo de espera. O município vai investir R$ 400 mil para produção de 1.700 próteses até o final do ano, o que reduzirá a fila de espera represada durante a pandemia, quando os procedimentos foram suspensos. 
 
No ano passado, a Prefeitura inaugurou o moderno Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e ampliou em 30% o número de atendimentos. Com isso, o Ministério da Saúde habilitou o Laboratório Regional de Prótese Dentária do município. Em julho, a partir do credenciamento do laboratório como prestador de serviço, foi elaborado o projeto de aceleração de prótese dentária. Desde então, foram entregues 782 próteses. 
 
O prefeito Ulisses Maia destacou a importância do projeto para promoção do bem-estar e qualidade de vida da comunidade. “Trabalhamos para garantir serviços públicos ágeis e de excelência para a comunidade. Agilizar a entrega de próteses dentárias aos pacientes é devolver o sorriso, a autoestima e contribuir com a saúde da comunidade”, afirmou. Ele reforçou que o CEO e o Laboratório de Prótese Dentária são exemplos do alto padrão da saúde pública maringaense. 
 
O secretário de Saúde, Clóvis Melo, explicou que o projeto faz parte de uma série de iniciativas da gestão municipal para ampliar o número de procedimentos. “Devido a pandemia da Covid-19, várias especialidades ficaram com atendimentos represados. Por isso, estamos ampliando os investimentos para agilizar os procedimentos e garantir o atendimento de qualidade da comunidade”, disse. 
  
Atendimento no CEO -  A porta de entrada para atendimento odontológico é a Unidade Básica de Saúde (UBS). Para atendimentos de rotina ou avaliação para prótese dentária, é necessário que o paciente procure a UBS de referência. Caso haja necessidade de atendimento especializado, o cirurgião dentista da unidade fará o encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas.
 
Em casos de emergência ou urgência, os pacientes podem procurar o CEO no período noturno, das 18h às 21h de segunda a sexta-feira, e das 7h30 às 11h30 aos sábados. A unidade fica localizada na Avenida Cerro Azul, 513.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!