Prefeitura de Maringá abre UBSs neste sábado, 21, para ′Dia D de Vacinação′ e coleta de preventivo
20/10/2023 08:32 em Notícias de Maringá
Para aproximar os serviços de saúde da comunidade, a Prefeitura de Maringá abre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste sábado, 21. As UBSs ficarão abertas das 8h às 17h para o ′Dia D de Vacinação′, com aplicação de vacinas de rotina, contra Covid-19 e o imunizante contra a gripe. Dentro da programação do ′Outubro Rosa′, também haverá coleta de preventivo, das 9h às 17h, em todas as unidades.
 
O ′Dia D de Vacinação′ faz parte das estratégias da Campanha de Multivacinação. O objetivo é reforçar a cobertura vacinal, principalmente entre crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para a vacinação é necessário levar carteirinha, documento pessoal e CPF. Todas as UBSs aplicarão vacinas, exceto a unidade do Conjunto Paulino. 
 
“O Dia D é a oportunidade para que toda a comunidade procure as UBSs para vacinação. Faço um apelo especial aos pais ou responsáveis para que levem as crianças para avaliação da carteirinha de vacinação. É importante para que nossas equipes possam identificar se o esquema vacinal está completo, já que há frequentes adequações nos calendários vacinais. Além disso, é o momento para solicitar o atestado de vacinação para matrículas e rematrículas nas escolas”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo. 
 
Além da vacinação, todas as UBSs realizarão coleta de exame preventivo neste sábado, 21. Não há necessidade de agendamento prévio e os atendimentos serão realizados por ordem de chegada. A iniciativa faz parte das ações da Prefeitura de Maringá durante o ′Outubro Rosa′, movimento de conscientização para detecção precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero. 
 
Paraná Rosa em Ação - Neste sábado, 21, além das atividades nas UBSs, haverá vacinação, coleta de preventivo e diversos serviços no Terminal Urbano com a edição do Paraná Rosa em Ação. A iniciativa, realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Maringá, ocorrerá das 9h às 17h. Durante o dia, haverá diversas atividades como oferta de vagas de emprego, emissão de CPF e outros serviços voltados às mulheres.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!