Prefeitura de Maringá promove Conferência Municipal de Cultura nesta sexta
20/10/2023 08:43 em Notícias de Maringá
Com o objetivo de debater as políticas públicas do setor cultural com a comunidade, a Prefeitura de Maringá realiza nesta semana a Conferência Municipal de Cultura (CMC). O encontro ocorre nesta sexta-feira, 20, às 19h, e no sábado, a partir das 13h30, no Centro de Ação Cultural (CAC) Márcia Costa. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online até esta quinta, 19 (inscreva-se aqui) ou presencialmente no CAC, antes da abertura do evento, entre 18h e 18h30. A CMC é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
 
A abertura do evento contará com a presença de representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura. O tema será ′Democracia e Direito à Cultura′, alinhado com a Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em 2024.
 
Durante a Conferência Municipal de Cultura, seis eixos temáticos serão discutidos: institucionalização, marcos legais e Sistema Nacional de Cultura; democratização do acesso à cultura e participação social; identidade, patrimônio e memória; diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade e direito às artes e às linguagens digitais. Ao final do evento, serão definidas 12 demandas culturais - duas de cada eixo - para serem apresentadas ao Governo Federal.
 
A programação contará ainda com a escolha dos delegados que irão representar Maringá na Conferência Estadual de Cultura (saiba mais aqui). “Essa é mais uma iniciativa da gestão municipal para ouvir a comunidade e garantir que as políticas públicas da cultura sejam definidas com a participação popular, principalmente, pelos agentes culturais da nossa cidade”, afirma o secretário de Cultura, Victor Simião.
(Felipe Augusto/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!