A Prefeitura de Maringá atua diariamente no combate à dengue com diversas ações de prevenção. Para ampliar as iniciativas, a Secretaria de Saúde realizará mutirões aos sábados até o final do ano. Com a ação, os agentes de combate à endemias (ACEs) intensificam as vistorias nas residências e orientam a comunidade sobre a importância do combate à dengue. Neste sábado, 21, a mobilização será na região do Conjunto Habitacional Requião e Residencial Guaiapó e contemplará 438 imóveis e 1.533 moradores.
O secretário de Saúde, Clóvis Melo, explica que as regiões dos mutirões são aquelas que apresentam maior índice de infestação pelo mosquito da dengue. “As ações integradas aos sábados são fundamentais para que as equipes consigam entrar nos imóveis fechados durante a semana. Além da vistoria, os agentes orientam sobre medidas de prevenção como evitar água parada, descartar o lixo de forma adequada, manter a caixa d′água sempre fechada e realizar limpezas periódicas”, afirmou.
A ação integrada reúne as secretarias de Saúde e Fazenda. Durante a semana, a Fiscalização Integrada da Secretaria de Fazenda notifica imóveis das regiões selecionadas em situação de má conservação para que os proprietários realizem a limpeza. Aos sábados, os agentes de combate à endemia realizam as vistorias nas residências. Em setembro, os mutirões ocorreram nos bairros Loteamento Madrid, Jardim Paraíso e Jardim Alvorada I e II. As ações contemplaram 3.379 imóveis e 9.873 pessoas.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)