Celebração da história e cultura, o Festival Afro-Brasileiro 2023, promovido pela Prefeitura de Maringá, ocorrerá entre os dias 17 e 19 de novembro na Vila Olímpica. Além das apresentações artísticas e culturais, haverá a entrega do Troféu Olhar Consciência Negra, iniciativa que homenageia e destaca personalidades que atuam em prol da igualdade racial e da cultura afro-brasileira. As inscrições para o prêmio estão abertas até terça-feira, 31, e devem ser realizadas pela internet (acesse aqui para se inscrever).
O Troféu Olhar Consciência Negra é organizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e conta com apoio da Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) e Cultura. Os candidatos interessados em participar da premiação devem ter representatividade nos setores cultural, artístico ou de religião de matriz africana, além de atuação pela igualdade racial e cultura afro-brasileira.
O vencedor será escolhido por uma comissão formada por representantes das secretarias de Cultura e da Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), por meio da Gerência de Igualdade Racial, da Câmara de Maringá, Movimento Negro e o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (clique aqui e confira o edital completo).
O prêmio será entregue em 17 de novembro de 2023, durante a abertura do Festival Afro-Brasileiro de Maringá. O evento deste ano, que celebrará o Dia da Consciência Negra, terá como tema: Do ancestral ao contemporâneo: “Nossos passos vêm de longe”. O tema é inspirado na frase clássica de Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional no Brasil, e que promove a reflexão sobre o legado da comunidade negra. A Prefeitura divulgará a programação completa e atrações do evento em breve.
(Murillo Saldanha/PMM)