Offline
Prefeitura inicia a Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya
07/11/2023 07:34 em Notícias do Paraná

Na segunda-feira (6), foi realizada a solenidade de abertura da Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya, com duração até sexta-feira (10), na Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza. Além do pronunciamento de autoridades, foi lançada a Exposição de Desenhos de crianças da cidade coirmã japonesa, Nishinomiya. Londrina e Nishinomiya são Cidades Irmãs desde 1976 e, desde então, esta relação proporcionou diversas ações em conjunto.

A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Governo, em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Educação, e Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya e a Câmara Municipal de Londrina. O objetivo é fortalecer a parceria entre as cidades-irmãs.

Para isso, serão realizadas diversas atividades ao longo desta semana, todas na Biblioteca Pública, que fica na Avenida Rio de Janeiro, 413. As ações são pautadas pela Lei Municipal nº 13.006 de 2020, que instituiu no calendário de comemorações oficiais do Município a Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya.

A exposição traz 25 desenhos feitos pelas crianças da cidade japonesa, a fim de que comunidade londrinense conheça um pouco mais sobre a cidade irmã. Estes desenhos foram exibidos na tradicional exposição “Unesco World Children’s Art Exhibition”, promovida pela Unesco, de 21 a 26 março, na cidade de Nishinomiya.

Anualmente, as crianças de Nishinomiya fazem desenhos especialmente para as crianças de Londrina, gesto que é retribuído pelas crianças londrinenses. Neste ano, esta atividade será ainda mais especial, pois os desenhos serão confeccionados durante um workshop com o artista plástico Carlos Kubo, sob o tema “Aves Brasileiras”. A oficina acontecerá no dia 11 de novembro, as 14h às 17h, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza. Além disso, dentro da programação da Semana haverá, também, contação história e oficina de origami.

O vice-prefeito, João Mendonça, representando o prefeito Marcelo Belinati, enfatizou a importância da irmandade entre as cidades. Ele também falou sobre a influência da cultura japonesa em Londrina. “Fico muito feliz em participar deste momento, que é muito importante para fortalecer a parceria entre as cidades-irmãs. Os imigrantes japoneses vieram para o Brasil há muitos anos e desde então trouxeram a sua cultura para as cidades brasileiras, como aconteceu em Londrina que tem forte presença da comunidade japonesa. Só temos a agradecer este convívio maravilhoso acontece há tantos anos e que gera muitos frutos positivos para nosso município e para as próximas gerações”, apontou.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pelegrini, destacou que a parceria com a cidade de Nishinomiya tem que ser celebrada e que esta foi uma das primeiras irmandades concretizadas por Londrina. “Nishinomiya é uma cidade do porte de Londrina e que deu para nós uma praça que é uma excelente celebração à cultura oriental. Todos estes anos aprendemos muito com esta cultura rica que veio para cá. Os primeiros compradores de terras em Londrina são japoneses, em 1928 eles já estavam aqui, adquirindo terras e construindo a sua autonomia e independência, e eles fazem parte da cultura da cidade. Esta semana é uma maneira de estarmos cultivando esta riqueza que transforma Londrina em uma cidade multicultural, diversa, rica, que celebra todas as culturas”, ressaltou.

A coordenadora de Relações Internacionais da Província de Hyogo-Japão no Brasil, Cristiane Ueta, veio de Curitiba para prestigiar o evento e disse se sentir privilegiada por participar desta celebração. “Assim como o estado do Paraná tem a parceria com a província de Hyogo, Londrina tem com Nishinomiya. Isso é construído por meio de amizade, carinho, e este trabalho é feito muito bem feito pelas pessoas de Londrina. É algo muito importante porque fortalece tanto a parte cultural e educacional, como também pode trazer frutos para as áreas esportiva e econômica. São duas cidades que serem bem e que têm o desejo de que ambas cresçam”, relatou.

Já a coordenadora de Programa e Projetos da Secretaria Municipal de Governo, Cláudia Prazeres, disse que comemorar esta relação é importante para intensificar o intercâmbio cultural, educacional e incentivar novas possibilidades, como as econômicas e comerciais. “Estamos muito felizes com as atividades propostas para esta semana e agradecemos todos aqueles que contribuíram de alguma forma”, frisou.

O presidente da Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya, Luiz Omoto, lembrou que este relacionamento de amizade, cultural e econômico com Nishinomiya acontece há 47 anos. “Várias missões foram realizadas na cidade de Nishinomiya para manter aceso esse relacionamento e, quem sabe, trazer algum investimento para a cidade. Sobre a exposição de desenho das crianças, ela culmina com este relacionamento que nós mantemos. Anteriormente, foram encaminhados alguns desenhos das crianças de Londrina para Nishinomiya e, por consequente, eles retornavam com desenhos das crianças de lá. Agradecemos o envio destes desenhos, que foram exibidos na tradicional exposição da Unesco, cujo tema foi a compreensão internacional e a paz mundial”, afirmou.

O vereador Eduardo Tominaga, líder do Executivo na Câmara, foi o autor da lei nº 13.006 de 2020, que instituiu no calendário oficial do Município a Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya. “Em Nishinomiya eles já fazem algumas atividades em uma data específica, expondo desenhos e informações de Londrina, e aqui não tínhamos uma data específica realizar estas ações. Por isso, no ano retrasado, propus fazer esta semana a fim de criar diversas atividades para os cidadãos londrinenses, no aspecto cultura, esportivo e acadêmico. É o primeiro ano em que as ações são realizadas após a pandemia, e trata-se de uma data importante e significativa para a manutenção das atividades junto a nossa cidade irmã”, contou.

(Texto: Dyane Albuquerque. Foto: Vivian Honorato/NCom PML)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!