Offline

Em Barcelona, Prefeito de Curitiba se encontra com ministro conselheiro da França
13/11/2023 08:03 em Notícias do Paraná

O DNA da inovação, que levou Curitiba a ser eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023 no Smart City Expo World Congress, em Barcelona, atrai a atenção de representantes de governos estrangeiros. Na Espanha, o prefeito Rafael Greca se reuniu com Gérard Wolf, ministro conselheiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros da França para Cidades Inteligentes e Sustentáveis, e o engenheiro Nicolas Frerot, da subdivisão de setores estratégicos da pasta.

Os franceses se encontraram com a comitiva brasileira durante o congresso - o maior evento mundial de cidades inteligentes. Greca falou das políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligentes da Prefeitura de Curitiba voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental.

"A Prefeitura de Curitiba tem implantado soluções para manter a construção de uma cidade mais sustentável e inovadora, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)", reforçou o prefeito Rafael Greca.

Ele apresentou aos representantes do governo francês projetos inovadores da capital paranaense. Quando o assunto é sustentabilidade ambiental, Curitiba está investindo na redução das emissões de carbono para enfrentar as mudanças climáticas. Greca falou da Pirâmide Solar de Curitiba, a primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro sanitário desativado da América Latina.

O prefeito citou, ainda, o programa Curitiba Mais Energia, com a instalação dos painéis fotovoltaicos em diversos pontos da cidade, e a mini-usina hidrelétrica CGH Nicolau Kluppel, no Parque Barigui. Além dos programas 100 mil árvores e Amigo dos Rios, que contribuem para tornar a capital uma cidade neutra em emissões até 2050. 

Greca também contou aos franceses que Curitiba segue rumo à eletromobilidade com os testes dos ônibus elétricos que vão operar a partir de 2024. A cidade também já tem veículos elétricos nas frotas da Guarda Municipal e táxis, além das bicicletas compartilhadas (mecânicas e elétricas).

Parceria de longa data

O prefeito Rafael Greca lembra que a cidade de Curitiba tem uma parceria estratégica com a França há bastante tempo. O projeto do Bairro Novo da Caximba, por exemplo, tem financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Trata-se da maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba.

Além disso, a Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura está em contato permanente com as autoridades francesas para buscar projetos de cooperação internacional que promovam o desenvolvimento do município.

Evento

Greca participou em Barcelona do Smart City Expo World Congress 2023 acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone; do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello; do diretor do iCities, Beto Marcelino; do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; do secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; e do presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske.

(Texto: SMCS PMC. Foto: Divulgação)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!