Offline
Secretaria da Mulher de Londrina entrega a instituições itens arrecadados no Outubro Rosa
15/11/2023 15:27 em Notícias do Paraná

Na terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) oficializou a entrega de mais de 6 mil itens doados para duas instituições beneficentes de Londrina que fazem o acolhimento e prestam suporte voluntário a mulheres com câncer. As entidades contempladas foram o Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (CAPC) e ONG Tok de Amor, beneficiadas com alimentos e materiais de artesanato arrecadados por uma rede parceira de empresas, órgãos locais e voluntárias durante a campanha Outubro Rosa 2023.

Os produtos doados, nesta terceira edição da iniciativa, foram garrafas de água mineral e água de côco, bolacha água e sal e gelatina, que são parte fundamental da dieta de mulheres em fase de tratamento do câncer. Na cerimônia de entrega, realizada no auditório da SMPM, no Jardim Guanabara, Centro, estiveram presentes o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, junto com outras autoridades e representantes das instituições envolvidas.

Cerca de 15 entidades de Londrina participaram da campanha de arrecadação, juntamente com 23 unidades escolares da rede municipal (escolas e CMEIs), sob organização da Secretaria Municipal de Educação (SME), além de mais seis pessoas doadoras individuais.

O pacote doado consiste em 5.809 itens alimentícios, mais 153 bolsas artesanais em crochê para guardar aparelhos de celular e 12 almofadas do coração, produzidas por mulheres voluntárias no projeto Artesanato Solidário, iniciativa desenvolvida com atividades na sede da SMPM. As almofadas foram confeccionadas com tecido de algodão e a modelagem é no formato do braço, tendo finalidade terapêutica para mulheres que passaram por mastectomia (retirada cirúrgica da mama).

O prefeito Marcelo Belinati salientou a relevância da ação e a importância da união entre a sociedade civil e o poder público em prol das pessoas que estão passando por tratamento de câncer. “Essas instituições desenvolvem um trabalho maravilhoso em nossa cidade, acolhendo, dando apoio e aconchegando tanta gente que passa por essa situação delicada de enfrentamento da doença, grande parte em vulnerabilidade e vinda de locais distantes. Cada família, cada pessoa tem suas histórias, dores e ligações quando se trata do câncer. Como médico, já tive contato com pessoas que tiveram câncer e sei como elas nos ensinam tanto sobre o que é viver e lutar pela vida. Essa rede solidária precisa ser fortalecida e incentivada, por isso parabenizo a campanha e enalteço o gesto de todos que participaram”, afirmou.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Para a secretária Liange Doy Fernandes, a iniciativa não serve apenas para conscientizar a sociedade, principalmente as mulheres, quanto à importância do autocuidado e as informações transmitidas durante o Outubro Rosa. Segundo ela, a intenção principal é demonstrar para as mulheres com câncer que a sociedade está se preocupando com elas e colaborando com instituições e projetos voltados a essa causa. “A participação social tem sido extraordinária, essa campanha vem se fortalecendo e ampliando. Procuramos movimentar as entidades da cidade, várias delas parceiras em outros projetos, e o resultado foram estes cerca de 6 mil itens arrecadados e agora doados a duas instituições que trabalham com muito amor e dedicação junto a pessoas em tratamento oncológico. Nas campanhas dos anos anteriores conseguimos arrecadar lenços e depois itens de higiene e beleza. Essas ações também ajudam a valorizar as políticas públicas voltadas às mulheres em Londrina”, destacou.

Em nome da rede municipal de ensino, a secretária Maria Tereza Paschoal ressaltou que a SME está à disposição para colaborar divulgando e incentivando as unidades escolares em projetos dessa natureza. “Temos a honra de ampliar em 2023 a participação da Educação nessa campanha, é muito bom poder compartilhar este momento de ver os resultados acontecendo de perto. Sabemos que muitas mulheres com câncer terão acesso a essas importantes doações e esse é o objetivo principal”, apontou.

Os representantes das instituições contempladas, presentes na solenidade de entrega, também celebraram este momento. “Não tenho outra palavra a não ser gratidão para resumir o que sentimos, pois é muito bom sermos lembrado novamente pelo trabalho voluntário realizado para mulheres com câncer. Contamos muito com a generosidade e empenho da população, e mais uma vez recebemos essas inúmeras doações de alimentos de que a nossa organização precisa tanto. Nossa casa é aberta e os pacientes sempre são bem recebidos, estamos aqui para ajudar e ficamos felizes por sermos também ajudados nessa missão”, disse a vice-presidente da ONG Tok de Amor, Vera Lúcia Costa e Silva.

A coordenadora do Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (CAPC), Adriane Cantone, enfatizou que é necessário um olhar mais solidário voltado às pessoas com câncer, sendo os trabalhos filantrópicos grandes fontes de contribuição para amparar pacientes da doença. “É preciso ver de perto tudo aquilo que essas pessoas precisam, o que pode ser feito para melhorarmos as condições dadas a todos que enfrentam tal situação. Venci um câncer de mama, superado há alguns anos após muitas batalhas e dores, mas, principalmente, com grande força, apoio de muita gente, fé e amor próprio. Passei pelo CAPC quando estava me tratando e sinto hoje essa emoção forte por viver isso e trabalhar para que outras pessoas tenham o mesmo amor e carinho que recebi. Existe vida após o diagnóstico, o CAPC me trouxe vida e cura e aqui estou. Agradeço a todos que puderam colaborar com a campanha”, comentou.

Já o idealizador, fundador e presidente do CAPC, o médico urologista Celso Fernandes Junior destacou que cada doação recebida pelas entidades vem carregada de muito amor e cuidado com o próximo. “Não se trata de um simples item repassado, as pessoas que destinaram os produtos estão dando um estímulo a nós e a todos que precisam de apoio. Além de uma grande ajuda, é um combustível para irmos adiante sem perder a força. Precisamos de pessoas e ações assim para ampliar esse processo de abraçar quem mais precisa”, frisou.

O discurso foi endossado pela diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, uma das responsáveis pela articulação da campanha durante as ações da secretaria no Outubro Rosa. “Agradecemos imensamente o envolvimento de todas as entidades, as escolas da rede municipal que fortaleceram essa participação que faz a diferença para as mulheres com câncer. O ato de entregar não é meramente simbólico e traz toda essa carga de sentimentos que as doações envolvem. Tudo o que a SMPM faz é preparado com carinho e dedicação e temos uma rede parceira fantástica ao nosso lado”, pontuou.

(Texto: Renan Oliveira. Foto: Vivian Honorato/NCom PML)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!