Offline
Prefeitura de Londrina implanta novas calçadas com acessibilidade no entorno do Centro Cívico
17/11/2023 09:18 em Notícias do Paraná

Para melhorar a qualidade e segurança das calçadas no entorno da sede administrativa da Prefeitura de Londrina, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) está reconstruindo diferentes trechos de passagem na abrangência do Centro Cívico. As obras, iniciadas no começo de outubro, estão avançadas e contemplam a execução de novos calçamentos com a implantação de acessibilidade em faixas de extensão da avenida Duque de Caxias, ruas Otávio Zanetti, Governador Parigot de Souza, Presidente Arthur da Costa e Silva e Senador Souza Naves.

Ao todo, são cerca de 1.650 m² em execução de calçadas substituídas nos pontos mais críticos, solucionando problemas antigos referentes à 580 metros de trajeto – somados os trechos revitalizados. Este novo conjunto estrutural é todo feito com piso tátil direcional e drenante em paver. As passagens estão sendo alargadas e readequadas para permitir um fluxo mais seguro e confortável a quem utiliza essas vias públicas, em área de grande movimentação e trânsito intenso. Atualmente, quem passa por esses locais precisa andar, muitas vezes, em pisos estreitos com buracos e deformidades, faixas de grama e terra deslocadas, desviando de obstáculos.

Também estão sendo implantadas novas rampas de acesso em concreto e reajustados pontos de travessia que antes eram problemáticos e estavam deteriorados, oferecendo riscos à população, principalmente a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. E, na fase de acabamento, a obra ainda proporciona o plantio de placas de grama esmeralda, totalizando 376 m² em reposição de faixas de grama.

Todas as melhorias feitas estão sendo realizadas com um investimento total da Prefeitura de R$ 226.215,02 com recursos próprios municipais. A previsão de conclusão, de acordo com a fiscalização da SMOP, é para o final de novembro, o que significa que as obras estão adiantadas, sendo que o prazo de entrega por contrato vai até o início de janeiro de 2024.

A empresa responsável é a Tekenge Engenharia e Construções, que vem executando uma série de obras públicas em Londrina, dentre as quais diversas revitalizações de calçadas com implantação de acessibilidade, atendendo diferentes regiões da cidade. Colaborando com a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) atuou fazendo a verificação das áreas inseridas no projeto, a fim de viabilizar a remoção de árvores que podiam ser retiradas nos trajetos em que bloqueavam a passagem ou causavam riscos por conta de sua condição atual.

Segundo a diretora de Loteamentos da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, Margareth Pongelupe, renovar o entorno do Centro Cívico e acessos à Prefeitura é uma forma de garantir maior mobilidade nessa abrangência. “Este é um trabalho que faz parte de um amplo corpo de ações desenvolvidas pelo Município nesse sentido, de revitalizar áreas públicas que necessitam de acessibilidade adequada, sejam elas em vias, praças, fundos de vale e outros. Nesse contexto, a atuação passa pelo mapeamento de locais inseridos em um passivo de décadas, o que inclui solucionar problemas de construções mais antigas, como a própria área da sede da Prefeitura, já que atualmente as licitações para loteamentos novos em Londrina já exigem todo um padrão de acessibilidade a ser executado”, descreveu.

A diretora ainda acrescentou que as intervenções voltadas a melhorar a mobilidade agregam tanto obras em espaços pertencentes ao Município como a fiscalização e exigência de regularização em áreas particulares que precisam fazer essas correções. “É necessário promover estes serviços em pontos que são de nossa responsabilidade, e o entorno da Prefeitura precisava oferecer condições adequadas. Também importante fazer com que sejam recuperadas passagens públicas em locais pertencentes a outros proprietários”, concluiu.

Sobre as obras – O trabalho de revitalização das calçadas do entorno do Centro Cívico começou a partir da rua Otávio Zanetti, entrada de veículos para a entrada principal da sede da Prefeitura, na altura do estacionamento da Câmara Municipal. Dali, os serviços avançaram para a rua Governador Parigot de Souza, contornando até a avenida Duque de Caxias. Essa etapa da obra está quase pronta, restando alguns detalhes de acabamento. Ao longo da Duque de Caxias, todo o trajeto de calçamento está sendo recuperado até a rua Anísio Rigioli, na altura da sede da Caapsml. Essa fase também já está adiantada.

Um dos pontos reconstruídos foi o acesso à Prefeitura da Duque entrando para a rua Otávio Zanetti. Neste local, um acesso à direita em declive, os dois lados de calçadas estão sendo repaginados, o que inclui a implantação de nova rampa de acesso com piso tátil em direção à faixa de pedestre da avenida, que dá passagem a um ponto de ônibus de grande movimentação.

O último trecho da obra, já iniciado, fica na rua Presidente Arthur da Costa e Silva, que, em sua continuação, se torna a rua Senador Souza Naves, passando pelos fundos da Caapsml e estacionamento de funcionários da Prefeitura, de frente para o Lago Igapó. Esse curto trecho não contava com calçada feita e tinha sua passagem sem qualquer adequação para pedestres ou mínimas condições de uso para pessoas com dificuldades de locomoção. As equipes da Tekenge atuam nessa área realizando serviços de escavação de terra e preparação das estruturas novas de calçadas.

(Texto: Renan de Oliveira. Foto: Vivian Honorato/NCom PML)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!