Offline
Cidade de Mandaguari recebe Selo Ouro em transparência pública do TCE-PR
19/11/2023 10:03 em Notícias do Paraná

A transparência de Mandaguari é destaque, novamente, no Paraná. A cidade recebeu nota 88,70%, segundo o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), divulgado na última segunda (13). 

Com a pontuação, Mandaguari está entre as 90 cidades mais transparentes do Estado. O município ocupa a 89ª posição no ranking estadual, à frente, inclusive, de cidades como Curitiba (76,78%) e Guarapuava (81,10%).

Considerando as cidades que integram a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Mandaguari é a 6ª cidade mais transparente da região.

O índice avaliou os portais do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa e do próprio TCE-PR - na área estadual - e mais 768 portais municipais: 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores.

Na primeira etapa, coube aos gestores adequarem os portais de transparência e preencherem um questionário eletrônico até o final de agosto. A segunda etapa dos trabalhos do ITP 2023 foi a validação, pelo TCE-PR, das informações preenchidas pelos entes públicos. 

Para a prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado, a transparência auxilia a população a fiscalizar a sociedade. “Temos um compromisso ético em compartilhar os dados públicos com a sociedade, garantindo visibilidade às ações do poder público. Isso aumenta a participação dos moradores nas nossas tomadas de decisão. Vamos atuar para que a cidade seja, cada vez mais, transparente”, afirma a chefe do Executivo.

(Fonte: Assessoria PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!