A maior programação de Natal do Brasil começa nesta quarta em Curitiba
22/11/2023 10:20 em Notícias do Paraná

Com o tema Encontro de Emoções, Curitiba dará início, nesta quarta-feira (22/11), à maior programação de fim de ano do Brasil, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023. Com um espetáculo inédito, que promete surpreender e encantar curitibanos e turistas, a abertura acontece às 19h30, no Centro Histórico da capital paranaense.

O espetáculo de abertura é baseado na criação do primeiro presépio natalino por São Francisco de Assis. O evento contará com a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca. “Vamos fazer um Natal de alegria e de paz, um Natal essencialmente cristão, recriando o grande milagre desta festa tão linda”, destaca Greca.

A cantora lírica Carmem Monarcha, soprano de fama internacional formada pelo Conservatório de Maastricht (Holanda), será um dos destaques da abertura. Com mais de 15 anos representando o Brasil em turnês mundiais que percorreram mais de 70 países, a soprano se apresentará no palco do Largo da Ordem, encerrando o espetáculo após as participações dos corais curitibanos Brasileirinho e Brasileiro.

O espetáculo

O Auto de São Francisco será encenado em movimento, no circuito entre a Praça Garibaldi até o Largo da Ordem. Atores e cantores ocuparão as sacadas dos prédios históricos como Palacete Wolf, Solar da Cultura e Casa Hoffmann.

O espetáculo, que celebra a primeira representação do presépio de Natal criada por São Francisco há 800 anos, será sonorizado com sinos e cantos corais, iluminado com efeitos especiais e contará com a imensa figura de São Francisco descendo o Largo da Ordem, cercado por franciscanos.

O público poderá acompanhar o trajeto da imagem de quase cinco metros de altura até o Largo da Ordem, onde um grande coral de anjos entoará uma canção de Natal. Ao mesmo tempo, as luzes da árvore de Natal no interior do Memorial de Curitiba serão acesas. A encenação culmina com a formação do presépio no palco do Largo da Ordem, acompanhada pela Oração de São Francisco e o canto de Aleluia pelos grupos corais Brasileirinho e Brasileiro.

A abertura do Natal de Curitiba 2023 não se resume apenas a essa noite especial. O espetáculo do Auto de São Francisco terá sessões também nos dias 23, 24, 28, 29 e 30 de novembro, sempre às 19h30.

Sustentabilidade, Inovação, Solidariedade e Inclusão

Com mais de 100 atrações espalhadas pela cidade, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 promete 47 dias de programação intensa. De segunda a segunda, a capital paranaense se transformará em um palco de festividades, repleto de luz, música, dança e espírito fraterno.

A programação se destaca pelos pilares fundamentais: solidariedade, inovação, inclusão e sustentabilidade. O Mesa Solidária, que já ultrapassou a marca de 1 milhão de refeições distribuídas gratuitamente a pessoas em risco social, oferecerá cardápios especiais de Natal a idosos carentes, desempregados e pessoas em situação de rua.

A tradição de inclusão, presente desde 2017, se mantém forte com intérpretes da Central de Libras proporcionando acessibilidade nos espetáculos de fim de ano. A programação ainda oferece acessibilidade em atrações como carrossel, roda-gigante e no circuito natalino a pé, que terá scooters elétricas no Caminho de Luz do Parque Barigui, destinadas a pessoas com dificuldade de locomoção.

A sustentabilidade atinge um novo patamar em 2023 com a inauguração da Pirâmide Solar de Curitiba. O parque fotovoltaico, localizado no primeiro aterro sanitário da América Latina, gerará energia limpa para compensar o consumo das atrações natalinas.

A inovação é evidenciada pelo recorde de apoio de patrocinadores, com 14 empresas contribuindo para criar cenários envolventes que celebram o nascimento de Jesus Cristo. Isso reflete a capacidade da cidade em ser inteligente e inovadora em parcerias público-privadas.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br


SERVIÇO: ABERTURA DA PROGRAMAÇÃO DO NATAL DE CURITIBA 2023

Data: Quarta-feira (22/11)
Horário: 19h30
Concentração: em frente ao Palecete Wolf (Praça Garibaldi, 7 - São Francisco)

(Texto: SMCS PMC.. Foto: Ricardo Marajó/FAS)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!