Na Capital, nova praça na CIC reforça os laços diplomáticos e a parceria entre Curitiba e a Suécia
29/11/2023 06:09 em Notícias do Paraná

Curitiba ganhou mais uma praça, nesta terça-feira (28/11). A Praça da Suécia foi inaugurada pelo prefeito Rafael Greca e também integra a revitalização e a obra de correção geométrica que a Prefeitura de Curitiba fez na Eduardo Sprada, no cruzamento com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, na CIC.

A nova praça foi feita em uma parceria com a Volvo do Brasil, que cedeu em comodato a área para a Prefeitura de Curitiba executar a obra. A praça é uma homenagem ao país onde foi criada a empresa, a Suécia. A área total de lazer para os moradores é de 2,9 mil metros quadrados e o investimento da Prefeitura foi de R$ 1,7 milhão na obra.

“Essa escultura do barco viking representa essa extraordinária fábrica que atravessou o Oceano Atlântico e trouxe 5 mil empregos aqui para Curitiba. A fábrica da Volvo está na geografia e na história de Curitiba. Aqui é o endereço da inovação”, disse o prefeito Rafael Greca.

A Praça da Suécia foi projetada pelo arquiteto Fernando Canalli e tem uma escultura de aço em formato de um barco viking, formando a bandeira do país escandinavo. A obra de implantação da praça foi coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.  A escultura remete a um barco singrando as águas, com a quilha da embarcação projetada como a flâmula da bandeira sueca.

Além da escultura, a Prefeitura plantou 15 mil mudas de flores tagetes amarelas e 12 árvores (6 extremosas e 6 quaresmeiras), além de duas araucárias. Os funcionários do Meio Ambiente também cercaram um ninho de quero-quero com pedras para proteger os filhotes que vão nascer. 

Parceria

Ao lado da embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Lovisa Wallensteen, o prefeito Rafael Greca lembrou que as relações diplomáticas entre o Brasil e a Suécia já existem há 200 anos. A embaixadora falou sobre a parceria entre o país escandinavo com Curitiba.

“É uma imensa honra participar dessa inauguração da Praça da Suécia e parabéns para Curitiba que foi escolhida a Cidade Mais Inteligente do Mundo. A Suécia tem muito orgulho de ser parceira de Curitiba”, afirmou Karin.

O presidente da Volvo Ônibus, André Marques, também destacou o orgulho de ter uma Praça da Suécia inaugurada na cidade. “Para nós é um momento de muito orgulho, o reconhecimento da cultura sueca em Curitiba. Chegamos aqui no final da década de 1970 e hoje também somos curitibanos”, disse Marques.

Correção geométrica

A revitalização da Eduardo Sprada corrigiu o traçado da rua, eliminando a obrigatoriedade de os motoristas terem que fazer duas curvas fechadas, no encontro com a Juscelino Kubitschek e antes de passar sob a rodovia BR-376, para seguirem seu itinerário pela via.

Presenças

Também participaram da inauguração da Praça da Suécia a secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; o superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; o diretor Regional da C40, Ilan Cuperstein; o chefe de Veículos de Emissão Zero para a América Latina da C40, Gabriel Tenembaum; o conselheiro da Embaixada do Reino da Suécia, Jonas Montpaz; os administradores regionais da CIC, Raphael Keiji Assahida, e do Portão, Gerson Gunha; o assessor Especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Smelj, Guilherme Schlichta; o presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Tiago Waterkemper; o presidente da Curitiba S/A, Marcelo Linhares Frehse; as presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; e os vereadores Zezinho do Sabará, Mauro Bobato e Mauro Ignácio.

(Texto: SMCS PMC. Foto: José Fernando Ogura/SMCS PMC)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!