Offline
Em Londrina, Turismo rural ganha reforço com a Parada do Limoeiro
06/12/2023 09:09 em Notícias do Paraná

O sonho de quatro produtoras rurais de Londrina está prestes a se tornar realidade. Nilsa, Kely, Rafaela e Amélia se uniram para organizar um espaço de referência rural e de valorização de produtores, a feira rural da Parada do Limoeiro, na zona leste da cidade. A proposta, que tem apoio da Prefeitura, foi apresentada oficialmente na manhã de terça-feira (5), no gabinete do prefeito.

A feira vai ser inaugurada no dia 7 de janeiro de 2024, primeiro domingo do mês. O espaço vai atender a população sempre aos domingos, das 8h até às 15h. Os frequentadores vão encontrar no local, além da feira do produtor, artesanatos, quiosque com bebidas, bicicletário e ponto de apoio para praticantes de esportes ao ar livre.

Uma das quatro organizadoras, a ‘Nilsa do Queijo’ pontuou os ganhos que a Parada do Limoeiro planeja promover para a região. “Vamos fortalecer o turismo dessa área, fomentar a economia local, valorizar o pequeno produtor, incentivar o empreendedorismo feminino, apoiar a cultura e incentivar a prática de esporte ao ar livre”, disse.

Florista e produtora da região do Limoeiro, Deise Lima e Silva explicou que o projeto vai se somar à tradicional Feira do Limoeiro, que também é realizada aos domingos. “O turista terá um leque maior de opções. A Feira do Limoeiro já é tradicional e consolidada, mas não comporta mais todos os produtores regionais. Então a Parada será mais um atrativo em outro ponto, próximo à capela Santo Antônio, e com uma outra proposta. Há uma demanda que não está sendo atendida, com muita gente de fora vindo conhecer esses produtos. E por isso teremos mais um ponto, para dinamizar o turismo rural na região”, explicou.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, enalteceu o empreendedorismo feminino na construção dessa ação. “Essas quatro comerciantes representam as dezenas de mulheres produtoras rurais batalhadoras que merecem esse destaque. Vamos juntos participar desse projeto que é uma conquista pra nossa cidade”, afirmou.

Canziani também comentou sobre o desenvolvimento do turismo de experiência em Londrina. “As pessoas não querem só ver o ambiente, elas querem experimentar, fazer parte. E na Parada do Limoeiro, elas vão apreciar, sentir cheiros, aprender, ou seja, vão se envolver com o que o turismo rural pode oferecer”, destacou.

Representando o prefeito Marcelo Belinati, o vice-prefeito João Mendonça comentou que as pequenas chácaras representam uma grande economia rural. “Eu consumo produtos rurais e confirmo que nossos produtores movimentam a economia de toda cidade. A integração deles com as cooperativas gera valor agregado,  chegando no nível de produtos para exportação”, elogiou.

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR) também é parceiro do projeto. O órgão foi representado pela também coordenadora de Turismo do Estado, Terezinha Buzanello Freire, que evidenciou os motivos para a parceria na ação. “O nosso turismo rural tem características específicas. Nós já temos um público consumidor de produtos de áreas abertas e nossos turistas buscam produtos diferenciados e que também gerem memória afetiva. Temos muito potencial”, afirmou.

Outra liderança que participou da apresentação da Parada do Limoeiro foi o presidente do Sindicato Rural Patronal de Londrina, Edson Dornellas. Ele está entusiasmado com a iniciativa e citou que o crescimento do turismo rural de Londrina tende a ser um diferencial para o desenvolvimento da cidade. “Londrina tem muito a crescer e esse é o começo para que novas áreas rurais sejam exploradas. Esse é um trabalho em conjunto, que apoiamos para que chegue a mais distritos”, completou.

(Texto: David Jônatas/NCom PML. Foto: Dani Fernandes PML)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!