A Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringaense de Regulação (AMR), realiza consulta pública para avaliar a satisfação da população sobre os serviços de água e esgoto, ofertados pela Sanepar. Realizada de forma online, a pesquisa segue até o dia 10 de março de 2024 (clique aqui para participar). O saneamento também será tema de um seminário virtual promovido pelo município na terça-feira, 19.
Os moradores poderão avaliar o abastecimento, rede de distribuição, características, alterações, esgotamento sanitário, águas pluviais (água da chuva) e recomposição após obras, além do atendimento da concessionária. O objetivo é ouvir a comunidade e sugerir melhorias nos serviços prestados à população, além de zelar pelos recursos hídricos e de saneamento.
“A participação popular é de extrema importância para ampliarmos a fiscalização e regulação dos serviços de água e esgotamento sanitário prestados pela concessionária. A ação visa promover melhorias à população”, afirma a diretora-presidente da AMR, Maria da Penha Marques Sapata.
Seminário virtual - Para tratar sobre os desafios regulatórios no saneamento, a Prefeitura de Maringá promoverá um seminário virtual ministrado por Carlos Roberto de Oliveira, secretário executivo da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos, Institucionais, Governança e Controle Social da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar). Será na terça-feira, 19, a partir das 9h, com transmissão no canal da Prefeitura de Maringá no Youtube (clique aqui).
O debate é voltado para técnicos da área de saneamento básico, membros de agências reguladoras e população em geral. Carlos Roberto de Oliveira abordará temas como padrões e normas para a prestação adequada e expansão da qualidade dos serviços, além de explorar estratégias para aumentar a satisfação dos usuários dos serviços de saneamento.
(Felipe Augusto/PMM)