Prefeitura de Maringá está com inscrições abertas para residência médica até 15 de janeiro
19/12/2023 05:29 em Notícias de Maringá
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, está com inscrições abertas para o programa de residência médica na especialidade de medicina de família e comunidade. O programa é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica e tem duração de dois anos. São ofertadas 12 vagas com bolsa remuneração no valor bruto de R$ 4.106,09. As inscrições são gratuitas, sem pagamento de taxa, e podem ser feitas até às 17h de 15 de janeiro (confira abaixo o passo a passo da inscrição). 
 
A seleção para o programa de residência consiste em fase única com prova objetiva. A prova será em 30 de janeiro, das 8h às 11h, em local que será divulgado posteriormente. A residência médica é destinada para profissionais graduados em medicina em curso reconhecido pelo Ministério da Educação ou médicos graduados em instituições estrangeiras com diploma revalidado no Brasil. 
 
O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca que a residência médica une ensino e prática com diversas atividades nos serviços de saúde do município. “O programa de residência contribui com a formação de médicos especialistas em medicina de família e comunidade, uma das áreas fundamentais na rede pública de saúde para a garantia do atendimento da comunidade”, disse.  
 
A divulgação da lista de aprovados no programa de residência médica será em 8 de fevereiro e a convocação para realização da matrícula será entre 14 e 16 de fevereiro. A aula inaugural do programa de residência ocorrerá em 1º de março. 
 
Confira o passo a passo da inscrição: 
 
- Acesse o site da Prefeitura (clique aqui) e confira o edital da residência médica;
- Preencha o formulário (anexo I do edital) em todos os campos e sem rasuras, datado e assinado;
- Enviar cópia do formulário escaneada, juntamente com a documentação necessária, para o e-mail saude_coremesms@maringa.pr.gov.br;
- O candidato deve apresentar no dia da prova objetiva, em 30 de janeiro, o formulário de inscrição devidamente preenchido, com os documentos obrigatórios anexados.
 
Confira a documentação necessária:
- Fotocópia autenticada do diploma de medicina ou declaração de conclusão de curso, devidamente assinada pela instituição de origem;
- Comprovante de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM). Os candidatos que não têm comprovante de inscrição no CRM deverão apresentar declaração de que o curso é reconhecido pelo MEC ou órgão correspondente do país em que foi realizado o curso;
- Fotocópia do RG, CPF, CRM e Certidão de Nascimento ou Casamento;
- 1 foto 3x4 recente;
- Curriculum vitae devidamente encadernado, acompanhado de documentos comprobatórios;
- Candidatos estrangeiros graduados no exterior somente poderão se inscrever com apresentação de diploma revalidado, conforme resolução CNE nº 1 de 28/02/02. Os médicos brasileiros graduados por instituições estrangeiras devem apresentar diploma revalidado por universidade pública, conforme resolução nº 1 de 28/02/02.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!