Offline
Em Londrina, doação de ônibus ajudará entidade que atende pessoas com necessidades especiais
23/12/2023 23:48 em Notícias do Paraná

Uma conquista muito aguardada por uma instituição assistencial filantrópica da cidade foi celebrada na sexta-feira (22), na sede da Prefeitura de Londrina. A Associação Flávia Cristina recebeu seu primeiro ônibus próprio, repassado pelo Município, para transportar crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais especiais, público que recebe da entidade atendimento gratuito e especializado. Atualmente, são atendidos de forma permanente pela organização 900 usuários.

O prefeito Marcelo Belinati participou do momento de entrega do veículo juntamente com lideranças que foram articuladoras da iniciativa, a deputada estadual Cloara Pinheiro e o vereador Emanoel Gomes. O líder da Câmara Municipal representou o deputado federal Aroldo Martins e o deputado estadual Alexandre Amaro, viabilizadores de emendas parlamentares que somaram R$ 237.800 para a obtenção do veículo.

Com a aquisição, a Associação Flávia Cristina agora possui um ônibus próprio – adaptado e adequado – para pessoas com deficiência, contando com estrutura completa e acessibilidade para cadeirantes e outros elementos que garantem a segurança e conforto dos passageiros. Este veículo já está disponível para fazer o transporte dos assistidos pela entidade sem fins lucrativos, podendo ser utilizado em passeios e visitas a espaços públicos de Londrina, incluindo museus, centros culturais, artísticos e de lazer, incluindo o Parque Arthur Thomas, o Jardim Botânico, o Lago Igapó e outros.

A diretora-geral da instituição, Cibele Hencklain Blaauw, comemorou o recebimento do veículo e sublinhou que essa conquista ampliará as possibilidades de atividades externas, garantindo um atendimento ainda mais completo e eficaz. “O ganho é gigantesco para todos nós, principalmente às crianças, adolescentes e adultos atendidos, para uma aprendizagem mais plena. Contar com um ônibus próprio e que comporta adequadamente nosso público, garante a realização de aulas práticas, exposições e passeios em diferentes locais da cidade, já que eles fazem muitos trabalhos de artesanato, artes e exposições. Não tínhamos antes um veículo para isso e sempre precisávamos viabilizar transportes por meio de parcerias, agora teremos mais qualidade e regularidade no transporte”, contou.

Segundo Blaauw, a ação vai ao encontro da essência do trabalho de inclusão social prestado pela Associação Flávia Cristina. “A intenção é garantir sempre, em sua plenitude, o acesso e exercício dos direitos das pessoas com necessidades especiais, e isso passa pelo pertencer a uma cidade. Significa cidadania e inclusão em um processo mais enriquecedor, permitindo que todos possam ocupar os espaços de Londrina em atividades práticas. É uma conquista grande e agradecemos ao empenho dos representantes políticos que ajudaram a destravar uma situação que estava pendente para conseguirmos o ônibus”, afirmou.

O prefeito Marcelo Belinati expressou felicidade ao compartilhar com todos o momento de realização de um desejo antigo da entidade filantrópica contemplada. “Sinto gratidão enorme hoje, participando da entrega de um veículo que fará a diferença no dia a dia da Associação Flávia Cristina e na vida de tantas pessoas que precisam de suporte e atenção. Os deputados Amaro e Aroldo Martins conseguiram viabilizar os veículos, com participação do vereador Emanoel Gomes, mas o repasse não podia vir direto do Governo do Paraná para a instituição, então houve uma articulação para que pudesse ser feita uma doação ao Município e o devido repasse à associação. A Cloara abraçou a causa e teve papel determinante para que essa solução política fosse concretizada. As entidades e instituições locais são indispensáveis para a cidade em todos os segmentos, e poder trabalhar com elas é uma honra e motivo de orgulho para nós”, comentou.

Já a deputada estadual Cloara Pinheiro disse que a entrega do ônibus, de forma inédita, é um grande presente de Natal para a instituição filantrópica que ela conhece desde o seu surgimento, em 1996. A governante aproveitou a ocasião para anunciar outra novidade: o repasse de mais R$ 100 mil obtidos com recursos estaduais para a Associação Flávia Cristina.

“Acompanho o trabalho desta equipe tão incrível e dedicada desde a inauguração do espaço, então, para mim, também é um dia histórico. Em 2023, completei 60 anos de idade e iniciei minha jornada como deputada estadual, em um ano de vários desafios. Um deles foi tentar ajudar a Associação Flávia Cristina a desenrolar a questão do ônibus, que estava parada há quase dois anos por aspectos burocráticos. Felizmente, conseguimos ter sucesso nessa articulação e todos que lutaram por isso tem grande mérito. Essas crianças e todo o público atendido precisavam disso e fico muito contente por ter sido uma das peças atuantes”, declarou.

O vereador londrinense Emanoel Gomes enalteceu a força do trabalho em conjunto, envolvendo diferentes poderes públicos, para viabilizar melhorias à população. “A gente só tem a parabenizar a instituição contemplada por essa iniciativa. A união é a base de tudo e, mais uma vez, vemos o resultado dessa integração. É o nosso dever. Claro que queríamos que essa situação tivesse sido solucionada antes, mas felizmente o êxito foi alcançado e o Município de Londrina fez oficialmente o repasse do veículo após recebe-lo do governo estadual”, pontuou.

Também participaram da entrega, na sede da Prefeitura, o vice-prefeito de Londrina João Mendonça, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, o chefe de gabinete, José Otávio Ereno, o ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches, e Márcia Barioto, servidora municipal da Educação, representando a secretária da pasta, Maria Tereza Paschoal.

Sobre a Associação Flávia Cristina – A entidade sem fins lucrativos atende pessoas com necessidades educacionais especiais, incluindo educação infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A atuação inclui serviços de reabilitação da comunidade em geral e envolvem atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com centro clínico que possibilita outros atendimentos à população através de projetos solidários e da implementação de atividades e equipamentos que tragam cada vez mais condições de reabilitação ou manutenção da saúde de todos aqueles que frequentam a Associação, em todas as modalidades.

O Centro Clínico é voltado para a reabilitação de pessoas com deficiência e para a restauração da saúde em geral, a partir de especialidades como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, hidroterapia e cinoterapia. Também são realizados os atendimentos, acompanhamentos e encaminhamentos necessários na área da Assistência Social.

Com isso, a Associação exerce um papel no meio social, cultural e no ambiente físico. Parte dos trabalhos ocorrem por meio de parcerias com as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social.(Texto: NCom PML. Foto: Emerson Dias/NCom PML)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!