Com ações constantes para combate do mosquito da dengue, a Prefeitura de Maringá adere ao ′Dia Nacional de Combate à Dengue′ neste sábado, 2, e reforçará as iniciativas de prevenção e eliminação de focos. Durante o dia, das 8h às 12h, os agentes de combate às endemias vão realizar vistorias em residências de todos os bairros das áreas de abrangência das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que estarão abertas para atualização cadastral de pacientes. O município também programou outro super mutirão para 16 de março.
O Dia D faz parte da mobilização nacional anunciada pelo Ministério da Saúde. Em Maringá, desde agosto do ano passado, após os primeiros alertas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para o aumento de casos de dengue em vários países, o município adotou plano de contingência para combate da doença. Além de mutirões aos sábados, a Secretaria de Saúde intensificou as capacitações para profissionais sobre atendimento de casos de dengue e iniciou a aplicação do fumacê em áreas com maior incidência da doença.
O super mutirão deste sábado, 2, com atuação em todas as áreas de abrangência das UBSs, será o segundo do ano. Em fevereiro, o município realizou uma grande ação em todos os bairros, para vistoria de residências e eliminação de criadouros do mosquito. “Intensificamos todas as nossas ações, com um trabalho diário de conscientização das pessoas e também notificações de imóveis e piscinas em má conservação. Neste sábado, vamos convocar toda a população a tirar 10 minutos para olhar os quintais, eliminar água parada e agir para proteção das nossas famílias contra a dengue”, destacou o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
A melhor forma para prevenção da dengue é que a comunidade mantenha os quintais limpos, com a retirada de materiais que possam ser propícios para proliferação do mosquito da dengue. Outras medidas fundamentais também devem ser adotadas, como destinação correta dos materiais descartados, fechamento completo do saco plástico de lixo, cuidado com a vasilha de água de animais domésticos, retirada de água acumulada de plantas, manutenção da água de piscinas em condições de uso, entre outras.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)