Offline
UEM e Prefeitura de Ivaiporã compartilham gestão de espaços esportivos
29/02/2024 09:21 em Notícias do Paraná

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Prefeitura de Ivaiporã concordaram em estabelecer um termo de gestão compartilhada do Complexo Esportivo Leovegildo Barbosa Ferraz, conhecido popularmente como Sapecadão, e o Estádio Manoel Fernandes Silva. O documento contém cláusulas de uso e manutenção dos espaços.

A solenidade foi realizada no Sapecadão e reuniu autoridades, jornalistas e demais convidados. Estiverem presentes a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, o diretor do Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV/UEM), Eduard Bendrath, o prefeito licenciado, Carlos Gil, o prefeito em exercício, Marcelo Reis, o secretário municipal de Esporte, Silvio José, presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Montanheri, a chefe do Departamento de Ciências do Movimento Humano da UEM, Andreia Paula Basei, o procurador jurídico da UEM, Geovanio Rossato; e o ex-diretor do CRV, professor Ricardo Alexandre Carminato.

Para a vice-reitora, “é um termo interessante, bom para o município, para a cidade de Ivaiporã e para a UEM. E é bom que a universidade esteja em Ivaiporã. A instituição abarca diversos municípios (além do câmpus-sede, em Maringá, há câmpus em Goioerê, Cianorte, Umuarama, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte e Ivaiporã)”. Ainda segundo Gisele Mendes, também é importante mostrar o quanto é relevante a parceria da sociedade civil com o poder público.

Diretor do CRV, Eduard Bendrath destacou a dimensão e a história do Complexo Esportivo Leovegildo Barbosa Ferraz por considerar importante ser valorizado em benefício da população. “Em breve, iremos inaugurar o Centro de Referência do Paradesporto, o que será muito importante para o esporte de Ivaiporã”, comentou o diretor do Câmpus.

O prefeito Carlos Gil afirmou que foi uma importante decisão tomada pela Prefeitura e a UEM, porque a Prefeitura pode voltar a investir em obras e a universidade reforçar as atividades esportivas.

O termo de gestão compartilhada estipula que a UEM poderá utilizar as instalações para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por outro lado, a Prefeitura poderá utilizar esses espaços durante os horários que não estejam alocados para as atividades acadêmicas, desde que haja um acordo prévio entre os departamentos responsáveis.Além disso, tanto a Prefeitura quanto a UEM concordam em dividir responsabilidades, como custos mensais de energia elétrica, água, segurança e manutenção das infraestruturas compartilhadas. Assim, ambas as partes assumirão parte dos gastos associados ao uso e à conservação dessas instalações.

(Amanda Tiemi Kay Carvalho)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!