Offline
Programação dos 331 anos de Curitiba começa com celebração pela paz
04/03/2024 08:44 em Notícias do Paraná

As águas do lago do Parque Náutico, formadas pelo Rio Iguaçu, no Boqueirão, ganharam na última sexta-feira (1/3) um elemento para refletir a cultura da paz. O local recebeu uma escultura de Sri Chinmoy, fundador do Movimento Peace Run (Corrida da Paz), e se uniu a outras 40 cidades do mundo que têm uma imagem do filósofo indiano. A estátua foi instalada pelas equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no lago, cerca de 2 metros acima da água, próxima ao módulo da Guarda Municipal. 

O prefeito Rafael Greca participou da inauguração da estátua, que marcou o início das comemorações dos 331 anos de Curitiba, celebrados no dia 29 de março.

“Declaramos abertas as comemorações dos 331 anos de Curitiba celebrando a cultura da paz aqui no Parque Náutico do Boqueirão. Até o vento que já anuncia o outono está presente e avisa que o aniversário de Curitiba está próximo”, disse o prefeito.

A Peace Run, corrida da Paz, é considerada a maior corrida de revezamento mundial. Como símbolo de harmonia, os corredores levam uma tocha flamejante para os integrantes de milhares de comunidades locais, viajando por 155 nações ao redor do mundo.

“Tive a honra de conhecer o homem santo da Índia, Sri Chinmoy, quando fui ministro do Turismo, Esporte e Cultura do presidente Fernando Henrique Cardoso. Quando uma cidade funciona ela é cheia de vida e também é um endereço da paz. Viva a paz”, afirmou Greca. 

Crianças da Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, da Vila Pantanal, participaram da inauguração e aprenderam um pouco sobre o movimento criado por Sri Chinmoy.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que essa é a segunda estátua do movimento Peace Run do Brasil. A primeira fica em Niterói. "Segundo os participantes do movimento, essa é uma das mais bonitas estátuas do mundo. Curitiba é uma cidade que trabalha pela cultura da paz”, disse Marilza. 

Para Nandika Leal, que compõe o grupo da Peace Run no Brasil, a instalação da estátua no Parque Náutico ficou perfeita. “Curitiba abraçou essa causa. Aqui é um parque lindo, que inspira a paz. Fiquei maravilhado com as árvores e o lago”, disse Leal, que veio do Rio de Janeiro especialmente para a inauguração.

Corrida

Atletas, crianças que participam do programa Escola+Esporte=10 (EE10) da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e corredores com deficiência visual fizeram uma corrida simbólica carregando a tocha da paz, símbolo da Peace Run. A tocha foi entregue pelo atleta Luiz Santos Gomes da Cruz, que é do Rio de Janeiro e participa do Movimento Peace Run, ao prefeito. “Essa tocha já foi segurada pela Madre Teresa de Calcutá, pelo Papa João Paulo II e por Nelson Mandela”, disse Greca.

Em 2019, a Corrida da Paz cercou todo o globo levando a mensagem a todos os países do Hemisfério Sul, no Brasil foram 24 dias de corrida. Saiba mais sobre o movimento

Ao redor do mundo

O monumento da Peace Run está presente em diversos parques e locais importantes ao redor do mundo. A estátua tem como objetivo compartilhar as aspirações para um mundo pleno de paz e boa-vontade através do esporte e cultura.

Entre os países que têm uma estátua do Movimento Peace Run estão Noruega, Portugal, Indonésia, República Tcheca, México, Austrália, Porto Rico, Rússia, Finlândia, USA, Nepal, Mongólia, Guatemala, Eslovênia, Inglaterra, Itália, Áustria, Canadá e Nova Zelândia.

Harmonia mundial

A estátua representa o fundador da corrida, Sri Chinmoy (1931-2007), que foi atleta, filósofo e guru e teve uma vida inteira dedicada à humanidade e à causa da paz. O monumento é um símbolo da harmonia mundial.

Segundo ele a “paz não é a ausência de guerra. Paz é a presença de harmonia, amor, plenitude e unicidade. Paz é um fluir de amor na família mundial.” Sri Chinmoy frequentou por mais de 30 anos a Organização das Nações Unidas (ONU), onde promovia a Mediação da Paz nas Nações Unidas. 

Feita em bronze, com 2 metros de altura e 200 quilos, a estátua foi feita pelo escultor britânico Kaivalya Torpy e doada à Prefeitura de Curitiba pelo Movimento Peace Run. A manutenção do monumento também será feita pelo grupo.

Presenças

Também participaram da inauguração da estátua da Peace Run, o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, e o diretor de Lazer, Jean Emmanuel Kulcheski; o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias; o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento, Antônio Carlos Gerardi; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; e os vereadores Mauro Bobato e Sargento Tânia Guerreiro.

(Texto: SMCS PMC. Foto: Daniel Castellano/SMCS PMC)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!