O trabalho de excelência desenvolvido pela Prefeitura de Maringá no Espaço do Empreendedor foi reconhecido com o Selo Ouro de Referência em Atendimento pelo Sebrae. A premiação foi entregue na semana passada durante o encontro WE, evento do Sebrae realizado em Curitiba. O encontro reuniu representantes de salas do empreendedor e pontos de atendimento de todo o Paraná para troca de experiências e capacitações.
Coordenado pela Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), o Espaço do Empreendedor de Maringá foi premiado pelo atendimento presencial e online. Atualmente, Maringá conta com cerca de 44,5 mil microempreendedores individuais (MEIs) com uma variedade de 317 atividades econômicas diferentes.. Em 2023, o Espaço do Empreendedor realizou 16 mil atendimentos de microempreendedores individuais ou profissionais interessados na regularização.
Diariamente, o local promove orientações, consultorias, formalizações e encaminhamentos para acesso ao crédito. Entre os diversos projetos desenvolvidos está o Empreend+, criado pela Prefeitura para capacitação de MEIs e fomento de novos empreendedores. A iniciativa oferece formações totalmente gratuitas e impactou mais de 600 pessoas no ano passado. O Espaço do Empreendedor também tem um site, em que é possível realizar agendamento de serviços, emissão de certidões, impressão de boletos, declarações e notas fiscais, além de efetuar a consulta de dados cadastrais.
O prefeito Ulisses Maia destaca que o ′Selo Ouro′ reforça a qualidade do trabalho desenvolvido. “O Espaço do Empreendedor é motivo de orgulho para a nossa gestão, que tem o compromisso de incentivar a economia e o DNA empreendedor da nossa cidade. Esse compromisso se reflete no número de registros de MEIS, que cresce a cada ano. Atender com rapidez, eficiência e conhecimento técnico é fundamental para impulsionar o empreendedorismo e a economia local”, diz.
Referência - Maringá já foi premiada em 2022 durante o Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios. A cidade ganhou três prêmios: Selo Ouro como “Cidade Empreendedora”, Selo Prata para o Espaço do Empreendedor em “Referência no Atendimento” e Selo Ouro para o Comitê Terra Roxa - que inclui a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).
(Felipe Augusto/PMM)