Offline
Prefeitura de Londrina participa da programação do Paraná Rosa em Ação nesta sexta
06/03/2024 22:05 em Notícias do Paraná

Nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Paraná Rosa em Ação levará ao Conjunto Maria Cecília (zona norte) mais de 40 serviços exclusivamente voltados às mulheres. Entre eles, estão agendamento de exames, vacinas, oportunidades de emprego, apresentações culturais, atividades esportivas, negociação de dívidas, automaquiagem, espaço para crianças e muito mais (confira abaixo).

Organizado pelo Governo do Paraná, o evento será realizado das 9h às 17h na praça do Conjunto Maria Cecília, localizada na esquina da Rua Luís Brugin com a Avenida Saul Elkind. O objetivo da ação é proporcionar às mulheres do Paraná um momento dedicado a si mesmas, e proporcionar a todas a oportunidade de participar. Além disso, o Paraná Rosa em Ação busca ser uma voz que ecoa em prol da conscientização e sensibilização da sociedade em relação à importância da saúde da mulher, tanto no aspecto físico quanto mental.

Entre os órgãos e entidades de Londrina que estarão presentes, incluem-se a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld); a Fundação de Esportes de Londrina (FEL); o Procon Londrina; e as secretarias municipais de Políticas para as Mulheres (SMPM); de Saúde; do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER); do Ambiente (Sema); e de Defesa Social (SMDS).

Além disso, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) disponibilizará a sede do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Norte (CCI Norte) para a realização de algumas atividades, e também promoverá ações durante o evento.

Um dos destaques da programação serão os serviços da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. A equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM) estará no Ônibus Lilás do Governo Estadual, oferecendo orientações sobre atendimentos e serviços destinados a combater a violência doméstica e familiar. Também participará das ações o Centro de Oficinas para Mulheres (COM), divulgando a sua agenda de cursos, oficinas, projetos e programas, assim como o trabalho da Sala da Mulher Empreendedora, voltado à orientação e agendamento de atendimentos para formalização das microempreendedoras individuais (MEIs).

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, salientou que é muito importante essa união de forças entre o Estado e o Município em uma data tão representativa como o Dia Internacional das Mulheres. “É fundamental conscientizar as mulheres sobre os direitos delas, assim como levar ao conhecimento delas os nossos serviços. Através de eventos como o Paraná Rosa em Ação, os nossos trabalhos ganham um alcance ainda maior, e isso contribui para que mais pessoas sejam beneficiadas pela atuação do poder público”, sublinhou.

Conforme a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, é muito positivo poder descentralizar as ações da pasta. “Isso vai oportunizar o acesso a esses serviços às mulheres da região norte, e elas serão informadas de que essas ações existem e são oferecidas gratuitamente para a população”, destacou.

Já a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) levará seus serviços de intermediação de mão de obra e orientação sobre a carteira de trabalho digital e seguro-desemprego. “São serviços que atendem toda a população e são muito procurados. Vamos levar também nosso setor de microcrédito e fazer simulações e atendimentos para financiamentos de negócios e ideias produtivas na cidade. Temos certeza que o evento será um sucesso e vamos dar nossa contribuição para isso”, afirmou o secretário da pasta, Gustavo Santos.

Por sua vez, a CMTU realizará a emissão da credencial de estacionamento exclusivo para as pessoas idosas. Para obter a carteirinha, as mulheres com idade acima de 60 anos deverão comparecer munidas de comprovante de residência e documento de identificação com foto.

Também integrarão as atividades a Sema, com o ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental, e a FEL, que conduzirá atividades físicas e de recreação.

Relação dos serviços ofertados 

Serviços da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres:

– CAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher: divulgação dos serviços e projetos de atendimento às mulheres em situação de violência.

– COM – Centro de Oficinas para as Mulheres: divulgação e inscrição para cursos, programas e projetos de capacitação e qualificação profissional, saúde e bem-estar.

– Sala da Mulher Empreendedora: orientação e agendamentos para atendimento formalização do MEI.

Serviços do Governo do Estado:

– Semipi: Ônibus Lilás, atendimento da política para as mulheres.

 Seju: Orientação ao imigrante – expedição do cartão de registro nacional migratório e CPF.

– Procon: Orientação aos consumidores.

– SETR: Vagas de empregos para mulheres através da Agência do Trabalhador.

– CIEE: Vagas de estágio para menor aprendiz, atualização de cadastro.

– Copel: Cadastro de tarifa social, troca de titularidade, desligamento, negociação de débitos.

– Defensoria Pública: agendamento para teste de DNA e orientações jurídicas.

– Detran: Educação para o trânsito, atividades educacionais para as crianças, CNH digital.

– Sanepar: Cadastro de tarifa social; alterações de dados e negociação de dívidas.

– Sedef: Impressão da carteira do autista, impressão do passe livre, emissão da carteirinha de identidade jovem.

– Sefa: Nota Paraná: cadastro, orientações e emissão do cartão.

– Sesp: Agendamento de emissão de RG, Bombeiros (orientações e exposições) e PMPR (exposições).

– Cohapar: Cadastro e atualização cadastral de regularização fundiária e programas habitacionais.

– Sesa: Vacinação, agendamento de exame preventivo do colo do útero e de mamografia, ações sobre controle da dengue, saúde bucal, saúde mental,  prevenção do tabagismo, e outras orientações de promoção da saúde.

– Ame-se Londrina:

* Corte de cabelo – 9h às 17h

* Quick Massage – 9h às 12h

* Workshop de maquiagem, com demonstração em pessoas e dicas de make e cuidados com a pele – 13h às 17h

* Coloração pessoal/consultoria de moda – 9h às 16h

 Banco da Mulher Paranaense: informações sobre linhas de financiamento e fomento para apoio ao empreendedorismo feminino e geração de emprego e renda no Estado.

– Cultura: Apresentações de música e dança.

– Esporte: Atividades esportivas, físicas e recreativas, danças e brincadeiras.

(Texto: Ulisses Sawczuk/NCom PML. Foto: AEN) 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!