Offline

Prefeitura de Londrina faz entrega de óculos inteligente para alunos e professores com deficiência visual
Notícias do Paraná
Publicado em 24/03/2024

Para atender da melhor forma as necessidades específicas de cada estudante da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza, nesta segunda (25), às 18h30, a entrega dos Dispositivos de Tecnologia Assistiva: Óculos OrCam MyEye 2 para 44 estudantes e três professores, com cegueira ou baixa visão, totalizando 47 dispositivos.

A iniciativa, pensada para possibilitar um aprendizado cada vez mais inclusivo, irá contemplar alunos de 36 unidades escolares, entre Centros de Educação Infantil (CEIs) Filantrópicos, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais. A entrega dos óculos será realizada no auditório do Complexo EDUCA, prédio da antiga faculdade Positivo, localizado na rua Prefeito Faria Lima, 400, região oeste.

O investimento feito pela Prefeitura de Londrina, por meio da SME é, de R$ 866.279,00 – sendo o valor individual dos óculos de R$ 17.325,58. Após a entrega simbólica, na segunda-feira (25), os estudantes receberão todas as orientações e equipamentos nas unidades escolares.

O óculos OrCam MyEye 2 permite o acesso fácil, intuitivo e instantâneo às informações disponíveis em tempo real, podendo funcionar totalmente offline. O dispositivo de tecnologia assistiva vestível, leve e discreto, é mais avançado para pessoas com deficiências visuais podendo ler textos, reconhecer rostos, identificar produtos e muito mais, apenas sendo acoplado às hastes de um óculos comum.

A partir do fácil manuseio, o tempo em sala de aula será otimizado e, com isso, os educadores podem focar em oferecer experiências de aprendizagem personalizadas, possibilitando melhores resultados. Para isso, tanto os professores quanto as famílias receberão um treinamento.

De acordo com a gerente de Educação Especial da SME, Cristiane Sola, a iniciativa de buscar esse recurso de tecnologia para os estudantes surgiu em meados de 2023, quando a equipe da Gerência de Educação Especial conheceu o recurso através de pesquisas na área. “Foram selecionados os estudantes matriculados na rede municipal de educação e que tem diagnóstico de cegueira e baixa visão, bem como professores que também possuem diagnóstico de cegueira”, informou.

O treinamento será feito com os professores que atendem esses estudantes, em grupos pequenos para que consigam tirar suas dúvidas com facilidade, sendo viabilizado pela própria empresa que ganhou a licitação dos óculos. “As famílias receberão um minitreinamento dado pela empresa no ato da entrega e, posteriormente, serão orientadas pelos próprios professores já treinados”, detalhou Sola.

Ainda segundo a gerente, os óculos serão recursos extremamente úteis, já que reconhece rostos, lê textos, identifica produtos, faz leitura de placas, oportunizando acessibilidade aos estudantes, otimizando o tempo e trazendo melhores resultados de aprendizagem.

(Texto: Renan Oliveira. Foto: Vivian Honorato/NCom PML)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!