Offline
Novo corredor verde com 1.300 ipês ajuda a refrescar avenidas de Curitiba
27/03/2024 08:38 em Notícias do Paraná

Quem passa pelas avenidas João Gualberto e Paraná, entre o Passeio Público (Centro) e o Terminal do Santa Cândida, pode perceber que o trajeto ao lado da canaleta de ônibus está mais fresquinho, graças às árvores plantadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente .

São 1.300 ipês brancos (Handroanthus roseo-albus), rosas (H. impetiginosus) e amarelos-miúdos (H. chrysotrichus). As árvores foram semeadas e cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha e servem para embelezar a cidade, mas também amenizar os efeitos do aumento da temperatura.

O plantio ao lado da canaleta foi feito entre 2019 e 2022, dentro do programa 100 mil árvores para Curitiba. Elas continuam recebendo os cuidados de manutenção permanente pela equipe de pós-plantio do Meio Ambiente, indispensável principalmente nos cinco primeiros anos de vida das árvores urbanas.

Desafio

O plantio de árvores por toda a cidade, aliado a iniciativas como o uso de novas energias, avanço da matriz verde, grandes obras socioambientais e estímulo ao uso do transporte público, integra o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que busca recuperar o ambiente urbano, reduzir as emissões de gases e mitigar os efeitos das mudanças climáticas:

A capital vai chegar em julho à marca das 500 mil árvores plantadas em toda Curitiba, dentro do desafio que teve início em 2019. Tudo para tirar do ar o excesso de carbono que polui o meio ambiente. A adesão da população tem sido tão extraordinária que, ano a ano, a cidade tem renovado o desafio para chegar a meio milhão de mudas plantadas nos próximos quatro meses.

Ambiente mais agradável 

A arborização é uma ferramenta eficaz na criação de espaços mais agradáveis dentro da cidade, como também de regulação da temperatura, ainda mais importantes em áreas asfaltadas, como as canaletas. Cobrador de ônibus no tubo Maria Clara, Hugo Krüger é um grande apreciador dos ipês que rodeiam seu lugar de trabalho.

“Eu sempre falo que essas árvores valem mais que ouro, principalmente com as temperaturas altas dessa época. Elas são boas para o meio ambiente, e, além da sombra, deixam as canaletas mais bonitas”, comenta Krüger.

Colegas de trabalho em uma empresa da Avenida João Gualberto, Ketlyn de Souza Amaral Dias e Francielle Ferreira concordam. Elas perceberam como o plantio e a manutenção de árvores na cidade têm reflexo positivo nos dias mais quentes.

“As árvores fazem diferença, ainda mais quando crescerem e fizerem sombra. São boas tanto para quem anda por aqui como para quem utiliza o transporte público”, comenta Ketlyn, que é moradora do Boqueirão e usa os ônibus biarticulados para se locomover entre a casa e o trabalho.

Benefícios das árvores em vias públicas

  • Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição;
  • Ajudam a controlar a temperatura urbana;
  • Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas;
  • Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado;
  • Causam bem-estar psicológico e físico;
  • Servem de abrigo e de alimentação para a fauna silvestre urbana.

Árvore ideal

A escolha dos ipês para arborizar as canaletas não é à toa. Além de nativos ao Paraná, sendo indispensáveis ao reflorestamento e garantia da biodiversidade do Estado, os ipês apresentam porte e comportamento adequado ao meio urbano. 

Pela sua localização, ao lado de prédios e da rua por onde circulam os ônibus, as plantas devem ter um limite de altura e de largura. Os ipês são árvores que atingem em média 10 metros de altura e possuem o fuste - parte do caule desprovida de ramos entre o solo e os galhos - reto e copa equilibrada. 

O bem-estar público que resulta do cuidado com os ipês também é somado à beleza que eles agregam à cidade. A florada, que acontece geralmente no inverno, deve revelar as belas cores dos ipês.

Cores dos trechos

Entre o Colégio Estadual e o Terminal do Cabral vai predominar o ipê-branco. Depois, até o Terminal Boa Vista, serão as flores roxas que darão o tom e o trecho se completa com o amarelo dos ipês até o Santa Cândida.

Os ipês foram escolhidos para compor o corredor por serem espécies nativas de notável beleza na florada. Outra vantagem é o enraizamento mais uniforme para dentro do solo.

“As raízes não se espalham na superfície”, explicou o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.

(Texto: SMCS PMC. Foto: Ricardo Marajó/SMCS PMC)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!