Offline
Em Maringá, nova operação da Secretaria de Saúde e Polícia Civil elimina focos de dengue em casa abandonada
28/03/2024 08:50 em Notícias de Maringá
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, e a Polícia Civil realizaram nova operação integrada de combate à dengue na quarta-feira, 27. O alvo foi uma residência no Jardim Santa Helena, na região Norte. O imóvel estava em construção, mas de acordo com vizinhos a obra está parada desde o ano passado. Nesta semana, após denúncia na Ouvidoria Municipal, a equipe da Secretaria de Saúde fiscalizou o local com apoio de drone e verificou que havia uma piscina com água suja no interior do imóvel.   
 
Durante a operação nesta quarta-feira, a água da piscina foi drenada pela Secretaria de Limpeza Urbana. Os agentes da Secretaria de Saúde retiraram recipientes que acumulavam água e eliminaram focos do mosquito da dengue. Não havia nenhum morador ou trabalhador no imóvel no momento da ação. A residência é a quarta vistoriada pela operação integrada em seis dias.
 
Desde o ano passado, o proprietário do imóvel foi notificado duas vezes para a limpeza do local. Como a situação não foi resolvida, o proprietário foi multado em R$ 1 mil. O caso também será alvo de boletim de ocorrência pela Polícia Civil. O artigo 268 do Código Penal prevê pena de até um ano, além de multa, para quem “infringir determinação do poder público, destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa”. 
 
“Nossas equipes estão mobilizadas para combater a dengue. Estamos trabalhando todos os dias, inclusive aos fins de semana. O apoio da população é fundamental”, afirmou o secretário de Saúde, Clóvis Melo, que acompanhou a operação desta quarta-feira. Ele reforçou a importância da adoção de medidas de prevenção pela comunidade, como a limpeza constante dos quintais. 
 
A população pode denunciar imóveis em má conservação e com focos do mosquito da dengue pela Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura. A orientação é que o denunciante reúna o máximo de informações possíveis, incluindo fotos da ocorrência, se possível.
(Andye Iore/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!