A gestão municipal realiza diversos investimentos para ampliar o número de atendimentos especializados de saúde. Para garantir ainda mais agilidade aos serviços ambulatoriais, a Prefeitura de Maringá publicou edital de credenciamento para contratação de 130.237 consultas e exames especializados, com valor total de até R$ 10,7 milhões. Os hospitais, clínicas, laboratórios e demais prestadores interessados em participar da primeira fase deverão protocolar envelope com a documentação de habilitação até às 16h do dia 25 de abril de 2024 (clique aqui e confira o edital de credenciamento).
Do total de procedimentos, serão contratadas 87.772 consultas especializadas em 24 especialidades, como oftalmologia, neurologia infantil e adulto, endocrinologia infantil e adulto, dermatologia, ortopedia, angiologia e outros. Há também previsão de contratação de 42.465 exames especializados, como diversos tipos de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, mapeamento de retina, ecocardiografia e outros. Os recursos são do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.
O credenciamento tem tabela de valores diferenciados, de acordo com as resoluções nº 281/2024 e 282/2024 aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde. Os valores estão acima dos praticados pela tabela SUS. O secretário de Saúde, Clóvis Melo, explica que o objetivo dos valores diferenciados é atrair mais prestadores de serviços de saúde e ampliar o número de procedimentos contratados. “Com esse investimento importante, vamos aumentar a nossa rede de prestadores e reduzir o número de pacientes que aguardam os procedimentos devido ao represamento de consultas, exames e cirurgias causado pela pandemia da Covid-19”, diz.
A abertura dos envelopes será dia 26 de abril de 2024, às 9h, na Diretoria de Licitações. O credenciamento permanecerá aberto para recebimento de propostas durante 12 meses e poderá admitir novos credenciados a qualquer momento. Se houver novos protocolos de propostas, o município realizará abertura de novas fases para novas convocações.
(Murillo Saldanha/PMM)