Offline
Prefeitura de Maringá amplia serviços de saúde para população em situação de rua
09/04/2024 09:35 em Notícias de Maringá
Os atendimentos de saúde oferecidos às pessoas em situação de rua pelo ′Consultório na Rua′ da Prefeitura de Maringá são referência e foram premiados nacionalmente. Para ampliar a cobertura do serviço, o município implantou neste mês um segundo ′Consultório na Rua′, com unidade móvel para atendimento itinerante em locais estratégicos da cidade. A proposta, que trata-se de uma modalidade de serviço de atenção primária, leva atendimentos de saúde e exames para as pessoas em situação de rua. 
 
Com o novo ′Consultório de Rua′, os atendimentos ocorrerão de forma ininterrupta. A primeira equipe, que já atendia anteriormente, seguirá com os serviços das 7h às 13h, enquanto o segundo consultório atenderá das 13h às 19h, sempre de segunda a sexta-feira. As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. O serviço é itinerante e ofertado em pontos estratégicos da cidade por meio de um consultório móvel montado dentro de uma van. 
 
A expectativa é que o número de pessoas atendidas aumente com o novo consultório. Em média, cerca de 15 a 20 pessoas eram atendidas diariamente pela primeira equipe. O serviço faz parte da Política Nacional de Atenção Básica e o serviço desenvolvido em Maringá pela Secretaria de Saúde foi reconhecido nacionalmente. No ano passado, a cidade foi premiada na 18ª ′Mostra Brasil, aqui tem SUS′, durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, pela experiência de uso de práticas integrativas e complementares no ′Consultório de Rua′.
 
A secretária de Saúde, Karina Rissardo, explica que o ′Consultório na Rua′ é semelhante à Unidade Básica de Saúde, mas com a oferta de um atendimento móvel e ainda mais próximo das pessoas em situação de rua. Por meio da iniciativa, os profissionais conseguem realizar curativos, consultas médicas, curativos, testes de doenças sexualmente transmissíveis, exames laboratoriais, teste de glicemia, além de aplicação de vacinas e fortalecimento de vínculos para reinserção das pessoas em círculos sociais e familiares. 
 
“O objetivo do serviço é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e realizar um atendimento integral, tanto de saúde física quanto mental. O ′Consultório na Rua′ exerce um papel muito importante para o fortalecimento de vínculos interrompidos ou fragilizados”, afirma a secretária de Saúde. Ela lembra que, além do atendimento no consultório móvel, as equipes também encaminham os pacientes para Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento, nos casos em que há necessidade
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Fábio Reina/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!