Troca de alianças, votos de união, bolo de casamento e muitas fotos vão marcar mais uma edição do casamento comunitário em Maringá. A cerimônia será no dia 25 de maio, às 19h, no Centro de Eventos do Parque do Japão. A celebração é promovida pelo programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e Sesc-PR, com apoio da Prefeitura, para atender casais que desejam formalizar a união de forma gratuita.
As inscrições estão abertas e seguem até 15 de maio. Os interessados podem se inscrever em unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou nos cartórios do 1º Ofício de Registro Civil, 2º Ofício de Registro Civil, Serviço Distrital de Iguatemi e Serviço Distrital de Floriano (confira abaixo a lista detalhada com os endereços). Casais que residem em cidades vizinhas também podem se inscrever nos cartórios ou Cras dos municípios.
“O casamento comunitário garante que os casais tenham a oportunidade de oficializar a união em uma linda cerimônia e de forma gratuita e acessível. Será um dia para celebrar o amor, a família e a realização de sonhos”, destaca o prefeito Ulisses Maia.
Para formalizar a união, todos os casais deverão apresentar documento de identidade, CPF, certidão de nascimento (atualizada de 90 dias), comprovante de residência e comprovante de renda (um salário mínimo e meio por pessoa ou três salários mínimos por casal).
Noivos divorciados deverão apresentar, ainda, a certidão de casamento com averbação de divórcio (atualizada de 90 dias) e formal de partilha de bens do processo de divórcio ou certidão negativa de bens. Para noivos viúvos, é necessária a apresentação da certidão de casamento com anotação de óbito (atualizada de 90 dias). Noivos menores de 18 anos deverão comparecer ao local de inscrição com os pais ou responsáveis legais, com carteira de identidade e CPF.
Pessoas estrangeiras também poderão participar do casamento comunitário. Para a inscrição de estrangeiros, é necessário apresentar passaporte com visto válido, certidão de nascimento, declaração de solteiro e de residência expedida por órgão oficial. Todos os documentos devem estar traduzidos por tradutor oficial e registrados em cartório.
Confira os locais de inscrição do casamento comunitário:
Unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
- Alvorada
- Mandacaru
- Iguatemi
- Itaipu
- Ney Braga
- Branca Vieira
- Santa Felicidade
- Morangueira
- Santa Clara
- Requião
- São Judas
- Floriano
Cartórios de Registro Civil credenciados
- 1º Ofício de Registro Civil - Rua Padre Germano José Mayer, 565
- 2º Ofício de Registro Civil - Avenida Prudente de Moraes, 228
- Serviço Distrital de Iguatemi - Rua Vergínia Figueira Teixeira, 1024
- Serviço Distrital de Floriano - Avenida Brasil, 7346
- (Texto: Felipe Augusto. Foto: Rafael Macri/PMM)